Para escolher o rolo compactador ideal é preciso levar em consideração muitos fatores, entre eles o tipo de trabalho e as características do solo.

Em suma, a função do rolo compactador é agrupar as partículas de terra ou asfalto. Ele desempenha esta função ao aplicar força mecânica sobre o solo. Sem dúvida, o rolo compactador — também conhecido como rolo compressor — é essencial em trabalhos como o cascalhamento, a pavimentação de vias e na construção civil em geral.
FUNÇÃO DOS ROLOS COMPACTADORES
O rolo compactador basicamente tem como função reduzir os espaços vazios entre as partículas do solo. O equipamento realiza este serviço com o objetivo de estabilizar a superfície e deixá-la mais uniforme e resistente à cargas e intempéries.
TIPOS DE ROLOS COMPACTADORES
Existem vários tipos de rolos compactadores, cada um com uma função. Para escolher qual é a melhor opção é necessário considerar as características do serviço e principalmente do terreno.
Nesse sentido, é preciso levar em conta, por exemplo, a granulometria e o tipo de solo (argiloso, arenoso, asfalto etc). Da mesma forma, é preciso entender se a vibração do rolo poderá causar algum tipo de dano às edificações próximas, tubulações enterradas e outros obstáculos.
Sendo assim, antes de escolher a máquina ideal, é necessário avaliar uma série de questões: se o rolo é ou não vibratório, se é liso ou pata de carneiro, se tem ou não pneus, entre outras questões.
Seja como for, para escolher o tipo correto é necessário bastante conhecimento técnico e análise do local onde o equipamento será utilizado.
Enfim, entre os principais tipos de rolos compactadores estão:
Rolo liso

O rolo liso é utilizado na compactação de base. Dessa forma, trata-se de um equipamento fundamental em serviços de terraplenagem. Entre outras coisas, é utilizado antes do asfaltamento. Normalmente é utilizado logo após a passagem da motoniveladora ou scraper. Conta com pneus num eixo e um cilindro vibratório no outro. Este cilindro golpeia o solo várias vezes por segundo ajudando na compactação.
Além disso, os rolos lisos são mais adequados para serem usados na compactação de solos secos e de maior densidade, como areia, brita e cascalho.
Rolo pata de carneiro

O rolo pata de carneiro é semelhante ao liso, porém conta com “patas” que penetram superficialmente no solo, aumentando assim a área de contato. Por isso, ele é ideal para compactações em terrenos mais desafiadores e coesivos, como solos argilosos. Nesse tipo de compactador o cilindro não é vibratório, sendo que as únicas forças exercidas sobre o solo vêm da pressão e manipulação do próprio equipamento. Por fim, outra questão a ser leva em conta nesse caso é a cobertura e a geometria das patas.
Rolo Tandem

Também conhecidos como compactadores de pavimentação, são compostos por dois cilindros vibratórios de baixas amplitudes e altas frequências. Ou seja, diferente dos rolos lisos, não possuem pneus de tração. Sendo assim, são ideias para a compactação de camadas asfálticas, já que não deixem marcas durante o processo de pavimentação. De fato são indicados principalmente para asfaltos dos tipos CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Rolo Combinado ou Misto
Esse tipo de rolo conta com um cilindro vibratório na dianteira e pneus de borracha que ocupam boa parte do eixo traseiro. São indicados para serviços pequenos como, por exemplo, para tapar buracos.
Rolos Pneumáticos

Indicado principalmente para selar e dar o acabamento no asfalto. Conta com pneus dianteiros posicionados estrategicamente entre os espaços dos pneus traseiros. Isso garante uma largura total de rolagem, o que impede que áreas fiquem descobertas. Por compactar sem a necessidade de gerar vibração, é recomendado para utilização em áreas sensíveis, como pontes e viadutos por exemplo. Nesse caso, há uma particularidade, já que a pressão dos pneus pode ser ajustada para gerar maior ou menor compactação durante o processo.
OUTROS FATORES PARA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO
Conforme mencionado anteriormente, um dos fatores que devem ser levados em conta durante o processo de escolha é a granulometria do solo. Esta unidade de medida é definida de acordo com a norma NBR 6502:1995 e mede o tamanho das partículas que formam o solo ou a rocha.
- Argila (granulometria menor que 0,002mm);
- Silte (entre 0,002 e 0,06mm);
- Areia fina, média e grossa (0,06 a 2,0mm);
- Pedregulho, cascalho ou seixo (2,0 a 60,0 mm);
- Matacão (200mm a 1,0m);
- Bloco de rocha (diâmetro superior a 1,0 m).
A granulometria é um dado essencial a ser considerado na hora de escolher o melhor rolo compactador.
Da mesma forma, o peso, o modelo e a marca da máquina também afetam os resultados e deve ser considerados na hora da escolha. Nesse sentido, segundo o guia de máquinas da Sobratema, as principais marcas de rolos compactadores no Brasil são: Caterpillar, Dynapac, XCMG, Ramm e Romanelli.
Por fim, a velocidade e a maneira como a máquina é operada de forma geral também deve ser a adequada. Do contrário, o serviço ficará comprometido independentemente da máquina.
RESUMO
Erros na compactação do solo podem causar algum tipo de problema?
Sim, o uso da máquina inadequada ou falhas na operação podem ocasionar a subcompactação do solo. Isso deixa a superfície vulnerável às intempéries e cargas que serão exercidas. Além disso, erros podem avariar o asfalto, edificações, tubulações e demais itens próximos.
A operação afeta a compactação?
Sim, fatores como a velocidade de rolagem afetam diretamente o grau de compactação. De modo geral, quanto maior a velocidade, menor a compactação.
Quando usar um rolo compactador liso e quando usar um pata de carneiro?
Ambos são utilizados na compactação de base, porém o rolo liso é indicado para superfícies granulares (mais secos e de maior densidade, como areia, brita e cascalho), enquanto o rolo pata de carneiro é indicado para solos mais desafiadores e coesivos (solos argilosos).
Quando o rolo pneumático é indicado?
O rolo pneumático é indicado para dar acabamento e selar o asfalto. Além disso, por não ser vibratório é recomendado para utilização em áreas sensíveis, como pontes e viadutos por exemplo.
Qual a função do rolo compactador?
Os rolos compactadores tem como função compactar o solo através de pneus ou cilindros, vibratórios ou não.
Como o rolo compactador funciona?
O rolo compactador exerce sua função ao aplicar força mecânica no solo de modo que as partículas se agrupem, reduzindo assim o número de espaços vazios.
Em que serviços são utilizados o rolo compactador?
Os rolos compactadores são utilizados na preparação do solo para construção diversas (estradas, edifícios, represas, aeroportos, barragens, portos, entre outros).
Quais são as principais fabricantes de rolos compactadores?
Caterpillar, Dynapac, XCMG, Ramm e Romanelli.
GIROTTI COMPONENTES E SISTEMAS DE INJEÇÃO
Aqui na GIROTTI temos unidades injetoras e bombas de alta pressão para rolos compactadores.
MODELOS ATENDIDOS PELA GIROTTI:
Compactador de Solo: 826K, 825K, 815K;
Compactador de Pavimentação: CB-64B, CB-66B, CB-68B, CB10, CB13, CB15, CB16, CB7, CB8, CP44B, CP54B, CP56B, CP68B, CP74B, CP76B, CS44B, CS54B, CS56B, CS64B, CS68B, CS74B, CS78B, CS79B, CW-16, CW-34, CW12, CW34;
GOSTOU? Não se esqueça de compartilhar este post!
Conheça também nossa página no Facebook e perfil no Instagram!