Conheça o HEUI, um importante sistema de injeção eletrônica diesel utilizado em diversos tipos de máquinas pesadas
Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza, diretor da GIROTTI Componentes e Sistemas de Injeção Diesel. Há 30 anos trabalho com o sistema HEUI. Incluindo a remanufatura de unidades injetoras, bombas de atuação e ECM’s. Neste artigo, falo sobre o funcionamento deste sistema. Confira!
O HEUI é um sistema de injeção eletrônica diesel utilizado principalmente em máquina pesadas. Por exemplo, o HEUI é aplicado em escavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras e tratores de esteira equipados com o motor C9, motor C7 ou motor 3126b.
Mas antes de começar, vale lembrar que aqui na GIROTTI possuímos longa experiência e ferramental completo para reparar e remanufaturar componentes do sistema HEUI. Ou seja, unidades injetoras, bombas de atuação, ECM’s, entre outros.
PRECISA DE COMPONENTES PARA O SEU SISTEMA HEUI? Confira as opções disponíveis agora mesmo.
Enfim, muita gente nos pergunta sobre o funcionamento desse sistema de injeção. Por isso, escrevi este artigo para explicar a você, de maneira simples e didática como funciona o HEUI, confira e aproveite!
Ouça este conteúdo resumido em nosso podcast:
HISTÓRIA DO HEUI
A Caterpillar desenvolveu e patenteou o HEUI no ano de 1995.
O Sistema HEUI foi pensado, sobretudo, com o intuito de trazer maior flexibilidade ao controle de injeção de combustível em motores a diesel. A princípio, o HEUI foi usado no motor 3126B. Posteriormente International e Ford também passara a utilizar em suas caminhonetes.
Hoje, conforme mencionei acima, é encontrado principalmente em máquinas com os motores C7, C9 e 3126B. Da mesma forma, o HEUI é encontrado também em alguns caminhões da Volkswagen.
O SISTEMA HEUI
Em resumo, o sistema de injeção HEUI funciona através da utilização de uma bomba hidráulica. Esta bomba é alimentada à uma pressão de lubrificação de aproximadamente 45psi elevando-a até a casa de mais ou menos 3700psi, de forma variável. Já as unidades injetoras, atuam conforme os dados coletados pelos sensores. Esses dados são levados ao módulo (ECM) que efetua o controle eletrônico, dosando, assim, o volume de combustível necessário.
COMPONENTES BÁSICOS
Unidade injetora eletrônica hidráulica (HEUI)
De fato, é ela quem dá nome ao sistema (Hydraulic Electronic Unit Injector – HEUI). Afinal, é a protagonista do processo de injeção. A unidade injetora é controlada eletronicamente pelo ECM e ativada hidraulicamente através do óleo lubrificante do motor que é enviado pela bomba.
CLIQUE AQUI para ler mais sobre a unidade injetora.
ECM (Módulo de Controle eletrônico);
O ECM é um poderoso computador que reúne dados através de diversos sensores espalhados pela máquina. A partir desses dados, ele envia sinais para o solenoide da unidade injetora. Desse modo, ajusta parâmetros como: fornecimento de combustível, pressão de injeção e distribuição da injeção.
CLIQUE AQUI para entender melhor como o ECM funciona.
Bomba hidráulica da unidade injetora (bomba de atuação)
Trata-se de uma bomba de pistão de vazão variável. Funciona usando uma parte do óleo lubrificante do motor. Sendo assim, pressuriza esse óleo para a pressão de comando da injeção necessária para alimentar as unidades injetoras.
CLIQUE AQUI para ler mais sobre a bomba.
Bomba de transferência de combustível.
Instalada na parte posterior da bomba de atuação, tem como função sugar combustível do tanque. Da mesma forma, pressuriza o combustível a até 450 kPa (65 lb/pol²) e envia para as unidades injetoras.
CLIQUE AQUI para entender melhor como funciona a bomba de transferência.
Sensor de pressão de comando da injeção – IAP
Por fim, o Sensor IAP tem como função monitorar a pressão de comando da injeção. Assim sendo, ele envia um sinal de tensão contínua de volta para o ECM. Em seguida, o ECM interpreta esse sinal, analisa a tensão do sensor e ajusta a corrente para o solenoide.
CLIQUE AQUI para ler mais detalhes sobre o IAP.
OUTROS COMPONENTES
Além dos componentes básicos que mencionei acima, são muitas as peças que compõe o sistema HEUI. Sendo assim, veja abaixo uma ilustração feita tendo como base o motor C9.
1 Bomba de óleo
2 Unidade injetora eletrônica hidráulica
3 Filtro de óleo
4 Arrefecedor de óleo
5 Óleo de alta pressão
6 Combustível
7 Conector para a Válvula de Controle da Pressão de Ativação da Injeção (IAPCV)
8 Bomba hidráulica da unidade injetora
9 Sensor para a Pressão de Comando da Injeção (IAP)
10 Filtro de combustível
11 Filtro primário do combustível e separador de água
12 Tanque de combustível
13 Engrenagem do eixo-comando
14 Sensores de distribuição/rotação
15 Módulo de Controle Eletrônico (ECM)
16 Bateria
17 Regulador de pressão do combustível
18 Sensor de pressão no coletor de admissão
19 Sensor de pressão do óleo
20 Sensor de temperatura do líquido arrefecedor
21 Sensor de posição do acelerador
22 Sensor de temperatura do ar de admissão
23 Sensor de pressão atmosférica
24 Aquecedor da admissão de ar
FUNCIONAMENTO
O funcionamento do sistema HEUI se divide em duas partes: sistema de combustível a baixa pressão e sistema de ativação da injeção.
- Sistema de combustível a baixa pressão
Em suma, este sistema é responsável por fornecer o combustível utilizado na combustão para as unidades injetoras.
- Sistema de ativação da injeção
Sua função é fornecer o óleo responsável por fazer as unidades injetoras funcionarem. Dessa forma, regula a pressão de injeção produzida pelas unidades injetoras à medida que altera a pressão de comando do óleo.
DIFERENÇA PARA O COMMON RAIL
Ainda que o HEUI seja um sistema de injeção eletrônica anterior ao Common Rail, sem dúvida, seu desenvolvimento há quase 25 anos foi muito importante para definir o uso da injeção eletrônica em máquinas da linha amarela. Tanto é assim, que o HEUI até hoje é encontrado por exemplo em escavadeiras, motoniveladoras e pás carregadeiras.
Em resumo, o HEUI funciona a partir de um sistema de combustível a baixa pressão. Sendo assim, cada unidade injetora “trabalha de forma individual” na geração da pressão de injeção (inclusive, daí vem o nome “unidade”). Nesse sentido, o óleo lubrificante do motor é quem gera a pressão de injeção (pressão de comando) que atua nas unidades.
Já no Common Rail, em resumo, o combustível em alta pressão é gerado na bomba e é enviado continuamente para um mesmo tubo (o tubo rail), onde todos os injetores estão conectados. Enfim, leia mais sobre o sistema Common Rail clicando aqui.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE HEUI
O que significa HEUI?
HEUI significa Hydraulic Electronic Unit Injector, ou seja, Unidade injetora eletrônica hidráulica
Quais são os componentes básicos do sistema HEUI?
Unidade injetora eletrônica hidráulica, ECM (módulo de Controle eletrônico, bomba hidráulica da unidade injetora (bomba de atuação), bomba de transferência de combustível e sensor de pressão de comando da injeção – IAP
Como funciona o sistema HEUI?
Primeiramente, a bomba hidráulica da unidade injetora pressuriza o óleo de lubrificação do motor para a pressão de comando da injeção necessária para alimentar as unidades injetoras. Da mesma forma, o combustível é pressurizado na bomba de transferência e enviado para as unidades. As unidades, por sua vez, são ativadas pelo óleo, gerando a pressão de injeção. Por fim, o fornecimento de combustível, a pressão de injeção e a distribuição da injeção por parte da unidade são controlados pelo ECM.
Quais máquinas utilizam o sistema HEUI?
Motor C9 (Escavadeira 330D, Escavadeira 336D, Motoniveladora 140M, Motoniveladora 160M), Motor C7 (Carregadeira 950H, Carregadeira 962H, Escavadeira 324D, Escavadeira 325D, escavadeira 329D, Motoniveladora 120K, Motoniveladora 12K, Motoniveladora 140K, Motoniveladora 160K) e Motor 3126b (Carregadeira 938G II, Carregadeira 950G II, Carregadeira 962G II, Trator de esteira D6N XL, Escavadeira 325C, Motoniveladora 120H, Motoniveladora 135H). Além disso, alguns caminhões da marca Volkswagen também utilizam o HEUI.
Qual a diferença entre Common Rail e HEUI?
No sistema HEUI, a pressão de injeção que faz as unidades injetoras funcionarem é gerada pelo óleo lubrificante. Além disso, cada unidade atua “individualmente”. Já no Common Rail, em suma, o combustível em alta pressão é gerado na bomba e é enviado continuamente para um mesmo tubo (o tubo rail) que alimenta os injetores.
Visite nosso canal no YouTube para ver vídeos com dicas de instalação e informações sobre injeção eletrônica diesel. Além disso, encontre tudo sobre a injeção eletrônica diesel da sua máquina no blog.
PRECISA DE COMPONENTES PARA O SEU SISTEMA HEUI? Confira as opções disponíveis agora mesmo.
Lembre-se de compartilhar este artigo com os seus colegas!
Sabe muito