ECM – Tudo o que você precisa saber

ECM (Engine Control Module): o que é e qual sua importância num sistema de injeção HEUI? Veja neste artigo o que é e para que serve este importante componente do sistema de injeção eletrônica HEUI.

ECM-motor-c9 - Manutenção do ECM

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Engenheiro Matheus Souza - Girotti Injeção Diesel

Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza — diretor da Girotti Injeção Diesel, empresa com mais de 20 anos de experiência no reparo de sistemas de injeção eletrônica diesel. Neste artigo, falarei um pouco sobre o ECM.

Você que acompanha nosso blog, já deve ter vistos alguns dos artigos que escrevi sobre os principais componentes do sistema de injeção HEUI, são eles:

Enfim, agora neste artigo falo especificamente de outros desses componentes: o ECM, o cérebro de qualquer sistema de injeção eletrônica.

Ahh, mas antes de prosseguir, sabia que aqui na GIROTTI temos diversos componentes voltados para o sistema de injeção HEUI, inclusive ECMs, confira.

O QUE É ECM

A sigla ECM significa Engine Control Module, ou seja Módulo de Controle do Motor. Também é conhecido como Unidade de Controle Eletrônico (UCE).

O ECM nada mais é do que um computador capaz de analisar dados sobre o desempenho do motor. Esses dados são coletados através de sensores distribuídos pela máquina. A partir daí, o ECM usa esses dados para tomar a melhor decisão no controle do fornecimento de combustível, da pressão e da distribuição da injeção.

Em geral, entre os sensores dos quais o módulo de controle recebe sinais estão: o sensor de posição do acelerador, o sensor de pressão do coletor de admissão, os sensores de rotação/distribuição e o sensor de temperatura do líquido arrefecedor. Da mesma forma, ele leva em conta também a rotação e a carga do motor.

Assim sendo, o ECM funciona a partir de mapas de desempenho pré-programados que definem as condições ideais de funcionamento do motor. Desse modo, a partir dos dados coletados, em comparação ao que está programado, ele estabelece a forma correta da injeção eletrônica trabalhar.

Por fim, é importante mencionar também que o ECM é capaz de registrar falhas de desempenho e, em alguns casos, possibilita até mesmo executar testes de diagnóstico automaticamente.

O ECM NO SISTEMA HEUI

Caso você ainda não esteja familiarizado com o sistema HEUI, fique tranquilo, neste outro artigo falamos do sistema como um todo.

Sem dúvida, o ECM tem um papel fundamental no HEUI, afinal atua tanto no sistema de ativação da injeção (controlando a pressão de comando do óleo), quanto na própria injeção de combustível em si. Abaixo falo um pouco sobre o seu funcionamento:

Sistema de ativação da injeção

Em resumo, no sistema de ativação da injeção, o ECM atua na bomba hidráulica (bomba de atuação), controlando a pressão do óleo de comando responsável pelo processo que culmina na injeção do combustível.

Em motores como o C7 e C9 da Caterpillar, por exemplo, ele funciona em conjunto com outros dois componentes:

  • Sensor para a Pressão de Comando da Injeção (IAP)
  • Válvula de controle da bomba

Juntos, ECM, IAP e válvula formam um circuito de ciclo fechado responsável por controlar a pressão de comando. Sendo assim, o ECM é o responsável por controlar a corrente que resulta na abertura ou no fechamento da válvula de controle da bomba. Por sua vez, o IAP envia sinais constantes que permitem ao ECM monitorar a pressão de comando real do sistema.

Em suma, para entender o funcionamento do ECM no sistema de ativação da injeção é preciso ter em mente que existem dois tipos de pressão de comando:

  • Pressão de comando desejada

Trata-se da pressão necessária para obter o melhor desempenho do motor. É estabelecida pelos mapas de desempenho programados no ECM. Está em constante mudança, por isso o ECM a seleciona baseada nos sinais enviados pelos sensores.

  • Pressão de comando real.

É a pressão real do óleo de comando que alimenta os injetores.

Sendo assim, o ECM é capaz de comparar a pressão de comando real com a pressão de comando desejada cerca de 67 vezes por segundo. Desse modo, quando as duas não coincidem, ele é capaz de agir ajustando imediatamente os níveis de corrente para o solenoide da válvula de controle de modo a torná-las iguais.

Unidade Injetora HEUI

Por fim, o ECM também atua diretamente nas unidade injetoras, enviando correntes para seus solenoides. Essas correntes são capazes de controlar o fluxo da pressão de comando que, por sua vez, é responsável por controlar a pressurização do combustível nas diferentes fases da injeção.

Em resumo, as taxas de injeção de combustível são controladas eletronicamente pelo software de desempenho do ECM.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DO ECM

O ECM é um componente bastante complexo, portanto, sua manutenção deve ser feita apenas por profissionais qualificados. Já falei nesse outro post quais são as principais falhas no ECM e como evitá-las. Da mesma forma, falei aqui como é feita manutenção do ECM.

RESUMO

Deu para entender o que é o ECM e como ele funciona? Em conclusão, para relembrar, separei algumas perguntas frequentes sobre o módulo, bem como suas respostas de forma resumida. Confira e se gosta de um desafio clique aqui e descubra o quanto você sabe sobre o sistema HEUI:

  1. O QUE É ECM?

    O ECM é um computador responsável por analisar dados sobre o desempenho do motor. Esses dados são coletados por sensores espalhados pela máquina e comparados com um mapa de desempenho. A partir daí, o ECM envia sinais para a bomba e para as unidades injetoras, ajustando o controle do fornecimento de combustível, da pressão e da distribuição da injeção de modo que a máquina funcione corretamente.

  2. COMO O ECM FUNCIONA?

    O ECM compara os dados reais do motor com os dados desejáveis cerca de 67 vezes por segundo, a partir daí ajusta a corrente enviada para o solenoide de modo a torná-los iguais. Essas correntes são capazes de controlar o fluxo da pressão de comando que, por sua vez, é responsável por controlar a pressurização do combustível nas diferentes fases da injeção.

  3. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FALHAS APRESENTADAS PELO ECM?

    As principais falhas apresentadas pelo ECM são externas (falhas na alimentação, por exemplo, na bateria ou fiação, falhas nos sensores e falhas nos atuadores) e internas (hardware ou software do módulo). Clique aqui para saber mais.

  4. COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DO ECM?

    A manutenção preventiva do ECM consiste em tomar algumas atitudes que preservam todo o sistema de injeção, como por exemplo: abastecer somente com combustível de qualidade, usar componentes de qualidade, fazer a inspeção diária, entre outras. Já no caso em que é necessária a manutenção corretiva, será preciso avaliar primeiramente a alimentação (bateria e fiação), os sensores, os atuadores e o próprio módulo em si (hardware e softwares). Em muitos casos é necessário o uso de um scanner para identificar e corrigir problemas que não são perceptíveis numa inspeção visual.

A GIROTTI

A GIROTTI tem mais de 20 anos de experiências no atendimento a sistemas de injeção diesel Common Rail e HEUI. Dessa forma, disponibiliza uma grande variedade de ECMs novos e revisados, confira os produtos disponíveis.

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