Como é feita a manutenção do ECM

A manutenção do ECM é fundamental para que o motor da máquina funcione corretamente. Nesse sentido, a qualquer sinal de problema é preciso chamar alguém qualificado para analisar.

ECM-motor-c7-e-c9 - Manutenção do ECM

O ECM é o cérebro da injeção eletrônica da sua máquina, já até falei sobre isso neste outro artigo. Sendo assim, para não ficar no prejuízo, é preciso muita atenção com a manutenção deste item. Afinal, se o ECM falhar, sua máquina certamente perderá desempenho ou pior, ficará parada por um longo período até que ele seja consertado ou substituído. Inclusive, neste outro artigo, já até falei sobre custo de uma máquina parada. Enfim, sem dúvida é fundamental tomar alguns cuidados com a manutenção do ECM de modo a garantir seu correto funcionamento e evitar paradas inesperadas, FIQUE DE OLHO!

SINAIS DE QUE HÁ ALGUM PROBLEMA COM O ECM

Uma série de fatores podem ocasionar falhas no ECM. Em suma, quando ele não está funcionando corretamente, os principais sintomas são:

  • A máquina não liga;
  • Perda de desempenho;
  • Perda de rendimento do combustível.

Entre os problemas que podem causar falhas no ECM estão questões externas, ligadas a alimentação de energia (como falhas na bateria ou na fiação) ou falhas nos sensores, até questões no próprio módulo (como defeitos no hardware ou software).

Nesse sentido, durante a manutenção é importante analisar o sistema de injeção, a parte elétrica e o motor como um todo antes de tirar qualquer conclusão precipitada.

ALIMENTAÇÃO

Assim como qualquer outro computador, sem energia o ECM não funciona. Por isso, quando a máquina não ligar, a primeira coisa que tem de ser analisada é a bateria. Se estiver tudo ok com a bateria, é preciso analisar a fiação, de modo a averiguar se há algum fio desgastado ou com mal contato. Em geral, os fios se desgastam pelo tempo de uso ou pela falta ou má qualidade da manutenção. Além disso, é preciso avaliar se os fusíveis estão queimados ou danificados. Normalmente, problemas na alimentação são identificados e evitados durante a manutenção preventiva do equipamento.

Se após a avaliação, não for constatado problemas na alimentação, infelizmente, a questão pode ser mais séria. Nesse caso, o próprio módulo deve ser analisado cuidadosamente.

MÓDULO

Os problemas no módulo podem ocorrer no hardware ou no software. Em geral, os desgastes no hardware estão associados ao tempo de uso. Eles acontecem na estrutura do ECM (corrosões, rupturas de contatos, falhas nos pinos, terminais, plugs e conectores etc) prejudicando seu funcionamento. Já os desgastes nas placas também podem estar associados ao tempo de uso (rompimentos de filamentos, oxidação, entre outros). Nesses casos, os problemas podem ser identificados visualmente durante a manutenção do ECM.

Em contrapartida, no caso de problemas no software, pode ser necessário um diagnóstico através de um scanner e posteriormente a reprogramação do ECM.

Seja como for, por se tratar de um componente complexo, se houver problema no hardware ou software é preciso enviar o ECM para alguém que entenda do assunto. Com toda a certeza, é uma péssima ideia tentar fazer gambiarra ou substituir por ECM’s mais baratos e de qualidade inferior, uma vez que, o mal funcionamento deste item poderá comprometer seriamente todo o motor.

SENSORES E ATUADORES

Por fim, caso não seja constatado nenhum problema de alimentação e nem problemas no módulo em si, será preciso analisar os sensores espalhados pela máquina. Caso algum deles não estejam enviando informações corretas, naturalmente o ECM funcionará incorretamente e isso afetará o desempenho da máquina. Só para citar alguns desses sensores, temos o sensor de temperatura, o de rotação e o de pressão de óleo. Normalmente, problemas nos sensores são identificados com maior precisão através do uso de um scanner.

Além disso, os atuadores (solenoides e bomba de combustível) também devem ser avaliados criteriosamente para entender se são eles que estão causando problemas. Essa avaliação também pode ser feita através do scanner.

QUANDO É NECESSÁRIO PASSAR O SCANNER

Caso falhas na estrutura, na placa ou na alimentação estiverem descartadas, não tem jeito, será necessário utilizar um scanner de diagnóstico para identificar possíveis erros no software, nos sensores ou atuadores. No caso do software, o scanner também pode ser usado para corrigir tais defeitos. Seja como for, é preciso contar com o apoio especializado para realizar esse tipo de procedimento.

COMO EVITAR FALHAS NO ECM

Para evitar falhas no ECM é preciso seguir algumas dicas gerais que ajudam a evitar defeitos em todo o sistema de injeção como, por exemplo, abastecer sempre com combustível de qualidade. Já escrevi sobre algumas dicas neste artigo.

GIROTTI

Caso não seja possível corrigir os problemas do seu ECM, será necessário fazer a substituição. A GIROTTI é especialista em sistemas de injeção eletrônica diesel. Nesse sentido, remanufatura e comercializa unidades injetoras, injetores, bombas de alta pressão, bombas de atuação e também ECM’s.

Sendo assim, a GIROTTI oferece ECM’s novos ou revisados para diversos modelos de máquinas. Consulte sobre a possibilidade de fazer na base de troca.

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1 comentário em “Como é feita a manutenção do ECM”

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