Bico injetor, injetor e unidade injetora: qual a diferença?

Muita gente usa o termo bico injetor para se referir a qualquer componente responsável por pulverizar o combustível no cilindro. Mas será que isso está certo? Descubra neste post, confira!

Engenheiro Matheus Souza - Girotti Injeção Diesel

Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza, diretor da Girotti Componentes e Sistemas de Injeção Diesel. Sou especialista em sistemas de injeção diesel de máquinas pesadas e há mais de 25 anos trabalho nessa área. Neste artigo, falo um pouco sobre as diferenças entre bico injetor, injetor e unidade injetora. Confira!

Direto ouço aqui na GIROTTI as pessoas pedindo por um bico injetor para motor C7. Ou então um bico injetor para escavadeira 320D. De fato, na correria, muitas vezes não usamos a nomenclatura correta. Da mesma forma, tem muita gente que realmente não sabe a diferença.

Por exemplo, o motor C7 usa o sistema HEUI, portanto não usa bico injetor e sim unidade injetora. Já a escavadeira 320D usa o sistema Common Rail, dessa forma utiliza injetores e não bicos injetores.

Sem dúvida, conhecer a nomenclatura correta e as diferenças é importante para demonstrar conhecimento técnico e passar credibilidade. Por isso, fique atento a esta explicação:

BICO INJETOR

Bico injetor

O bico injetor está presente em sistemas mais antigos, em conjunto com a bomba injetora. Em resumo, trata-se de uma válvula eletromagnética. Nesse tipo de sistema, o combustível é bombeado mecanicamente pela bomba até o bico. Assim sendo, o bico libera o combustível através de pulsos elétricos.

UNIDADE INJETORA

Unidade Injetora C7 Acert - Caterpillar

A unidade injetora é um componente utilizado nos sistema EUI e HEUI. Aliás, a sigla EUI se refere justamente à unidade injetora (electronic unit injector). Ela recebe esse nome, por conta das suas particularidades. A principal delas é o fato de trabalhar individualmente. Ou seja, cada unidade injetora gera a pressão de injeção separadamente.

O sistema HEUI (hydraulic electronic unit injector) ativa hidraulicamente a injeção através do óleo do motor. Por sua vez, a bomba de atuação é quem envia esse óleo para “atuar” nas unidades.

Já o EUI integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta. Desse modo, não é necessário nenhum outro tipo de bomba a parte para atuar na ativação da injeção. O EUI ativa a injeção na unidade por meio de uma válvula eletromagnética controlada pelo ECM.

Veja como funciona o sistema HEUI e o EUI.

INJETOR

Injetor C6.6 / Injetor C6.4 / Injetor C4.2 - Caterpillar

Por fim, o injetor é o componente utilizado no sistema Common Rail. Ou seja, atua em conjunto com a bomba de alta pressão. Essa bomba pressuriza o combustível e distribui para os injetores através de um tubo comum (common rail). O tubo rail é ligado a todos os injetores e atua como um acumulador de alta pressão. Dessa forma, ele distribui o combustível igualmente com a mesma pressão de injeção para todos os injetores que, por sua vez, injetam-no na câmara de combustão do cilindro. 

Veja como funciona o sistema Common Rail.

Veja também as diferenças entre bomba injetora, bomba de atuação e bomba de alta pressão.

RESUMO

Bico injetor, unidade injetora e injetor são a mesma coisa?

Com toda a certeza não! Cada um desses componentes funciona de uma maneira e é utilizado em sistemas de injeção eletrônica difrentes.


Qual é a diferença entre bico injetor, unidade injetora e injetor?


Bico injetor = sistemas antigos = funciona mecanicamente = associada a bomba injetora

Unidade injetora = Sistema HEUI e EUI = funciona individualmente, é acionada partir do óleo do motor (HEUI) ou de forma eletromagnética (EUI) = associada a bomba de atuação (HEUI)

Injetor = Sistema Common Rail = funciona a partir da pressão do combustível no tubo rail = associada a bomba de alta pressão

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