Conserto de módulos de motores a diesel

Como é feito o conserto de módulos de motores a diesel (ECM)? Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber a respeito.

Conserto de módulos de motores a diesel

O conserto de módulos de motores diesel sempre despertou muitas dúvidas. Afinal, trata-se de um componente complexo e que exige conhecimento específico por parte do responsável pela manutenção.

De fato, o módulo é um componente fundamental para o funcionamento do motor. Portanto merece uma atenção especial.

Neste artigo, falo sobre algumas questões relacionados ao conserto do módulo e da sua importância para os sistemas de injeção eletrônica diesel, confira!

O QUE É O MÓDULO DO MOTOR DIESEL

Módulo do motor é como o ECM é popularmente conhecido. ECM significa Engine Control Module, ou seja Módulo de Controle do Motor. O ECM também é conhecido como Eletronic Control Unit (ECU), ou Unidade de Controle Eletrônico (UCE).

Em resumo, o módulo (ou ECM) é um computador instalado dentro do motor da máquina. Sua função é analisar os dados enviados pelos sensores. Nesse sentido, o ECM recebe informações sobre o desempenho do motor e compara com o que está programado em seu software. A partir daí, envia ordens para o sistema de injeção dizendo como ele deve se comportar em relação ao fornecimento de combustível.

Leia mais sobre como o ECM funciona.

PRINCIPAIS CAUSAS DE FALHAS

As falhas no ECM podem ser causada por fatores externos ou internos. No caso dos fatores externos, pode ser que o problema esteja na alimentação. Ou seja, na bateria ou no chicote elétrico. De fato, é bem comum picos na bateria ou curtos-circuitos prejudicarem o ECM. Nesses casos, de nada adianta consertar o módulo ou mesmo instalar um novo, se a causa do problema não for resolvida.

Além disso, o problema pode estar nos sensores que enviam os dados para o ECM.

Enfim, todos esses fatores externos podem causar erros internos tanto no hardware quanto no software do módulo.

Já os problemas internos do ECM podem ocorrer na estrutura do ECM ou na placa.

Os principais problemas na estrutura estão relacionados a corrosões, rupturas de contatos, falhas nos pinos, terminais, plugs e conectores. Esse tipo de falha costuma ocorrer pelo tempo de uso ou falta de manutenção.

Já os defeitos na placa podem acontecer tanto no hardware, quanto no software.

As falhas no hardware estão relacionados principalmente à oxidação ou desgaste das soldas, de componentes metálicos, além da queima desses itens. De fato, é bem comum ter esse tipo de problema nos terminais e circuitos da placa. Tudo isso pode ser causado por tempo de uso, por infiltração de água no módulo ou devido as já citadas falhas na bateria ou chicote.

Já no caso do software, algumas situações atípicas fazem com que ele se desprograme. Essas situações estão relacionadas à falhas no hardware ou nos sensores. Além disso, falhas na instalação ou uso de componentes inadequados também causam esse tipo de problema.

SINTOMAS DAS FALHAS

Os principais sintomas de que tem algo errado com o ECM são:

  • A máquina não liga;
  • Perda de desempenho;
  • Grande perda no rendimento do combustível;
  • Aumento da fumaça saindo do escapamento.

Em geral, os problemas no hardware do ECM podem ser diagnosticados visualmente. Já falhas nos sensores ou no software exigem o escaneamento do sistema.

O QUE FAZER EM CASO DE FALHAS NO ECM

Ficar rodando com o ECM em más condições pode levar a problemas ainda maiores, como por exemplo a parada total da máquina. Além disso, falhas no ECM geram prejuízos, a medida que reduzem o desempenho do combustível. Por isso, se perceber algo de errado, pare imediatamente e analise.

Se achar que a falha está no ECM, a primeira coisa a fazer é olhar o sistema de alimentação (baterias e chicotes elétricos). Se estive tudo ok, veja se há problemas na estrutura ou na placa do ECM. Ou seja, analise se há corrosões, rupturas de contatos, falhas nos pinos, terminais, plugs e conectores. Por fim, se estiver tudo certo, aí não tem jeito, você terá que procurar apoio especializado. Nesse sentido, o especialista irá escanear a máquina buscando encontrar onde está o problema. Da mesma forma, pode ser que o especialista atualize ou reinstale o software no módulo.

COMO É FEITO O CONSERTO DE MÓDULOS DE MOTORES DIESEL

Antes de falar do conserto do módulo em si, lembre-se que é preciso avaliar o motor como um todo, especialmente o sistema elétrico e os sensores.

Já contei em mais detalhes como é feita a manutenção do ECM neste outro artigo.

Antigamente, era comum substituir o módulo em qualquer caso de falha. Porém, isso envolve um alto custo.

Hoje em dia, já existem diversas soluções que permitem consertar o módulo. Algo que, sem dúvida, sai bem mais barato.

Porém, para isso é preciso contar com profissionais especializados e ferramental completo.

Com os recursos adequados é possível mapear os componentes eletrônicos por meio de escaneamento. Esse mapeamento consegue identificar com precisão falhas em sensores e atuadores. Da mesma forma, consegue apontar terminais defeituosos em todos os componentes.

Além desse mapeamento, é importante analisar as especificações do motor, para saber se o ECM está configurado corretamente. O mesmo deve ser feito com o esquema elétrico das centrais e os arquivos originais de injeção.

Por fim, é importante analisar a captação dos sinais dos componentes. Isso é feito por meio do osciloscópio.

Para consertar o seu módulo, certifique-se que o responsável conhece de elétrica e eletrônica. Sem dúvida, isso é essencial para atuar no diagnóstico e conserto do ECM. Também é necessário contar com uma estação de solda para consertar os terminais. Além disso, é preciso utilizar ferramentas como osciloscópio e o multímetro. Por fim, deve haver tecnologia suficiente para realização de escaneamentos.

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