Sensor de Pressão de Comando da Injeção (IAP)

O Sensor de Pressão de Comando da Injeção ou IAP, é um componente relativamente simples, porém, de suma importância no sistema HEUI.

Sensor de Pressão de Comando da Injeção (IAP)
Engenheiro Matheus Souza - Girotti Injeção Diesel

Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza — diretor da Girotti Injeção Diesel, empresa com mais de 20 anos de experiência no reparo de unidades injetoras e bombas de atuação HEUI. Neste artigo, falarei um pouco sobre o Sensor de Pressão de Comando da Injeção (IAP).

Você que acompanha nosso blog, já deve ter vistos alguns dos artigos que escrevi sobre os principais componentes do sistema de injeção HEUI, são eles:

Enfim, para concluir esta série, ficou faltando apenas um: justamente o sensor de pressão de comando da injeção (IAP). Então, vamos lá…

Ahh, mas antes de prosseguir, se quiser saber como o sistema HEUI funciona de um modo geral, CLIQUE AQUI e leia o artigo completo.

SENSOR IAP

Como o próprio nome já diz, a função do IAP consiste, basicamente, em monitorar a pressão de comando da injeção.

A partir desse monitoramento, ele envia um sinal de tensão contínua para o ECM que, por sua vez, interpreta este sinal e ajusta a corrente que é enviada para o solenoide da bomba. Por fim, esta corrente tem uma importante função que é determinar a pressão de comando da injeção.

SISTEMA DE ATIVAÇÃO DA INJEÇÃO

O Sensor IAP atua no sistema de ativação da injeção. Desse modo, em conjunto com o ECM, determina a pressão de comando do óleo. Essa pressão, por sua vez, é a responsável direta pela ativação das unidades injetoras.

Nesse sentido, vale destacar que o sistema de ativação da injeção tem duas funções:

  • Primeiramente, fornece o óleo de alta pressão para alimentar as unidades injetoras;
  • Em segundo lugar, regula a pressão de injeção produzida pelas unidades injetoras, alterando assim a pressão de comando do óleo.

O sistema de ativação da injeção consiste em quatro componentes básicos:

  • Bomba de óleo do motor;
  • Filtro de óleo do motor;
  • Bomba hidráulica da unidade injetora;
  • Sensor de pressão de comando da injeção (Sensor IAP).
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ATIVAÇÃO DA INJEÇÃO

Resumidamente, o sistema de ativação da injeção funciona da seguinte maneira:

  1. O óleo do motor chega à bomba de atuação

    O óleo flui da bomba de óleo passando pelo arrefecedor e pelo filtro. Dessa forma, parte dele é direcionado para suprir a bomba hidráulica da unidade injetora​ (bomba de atuação), enchendo seu reservatório;

  2. O óleo é pressurizado

    O óleo proveniente do reservatório é pressurizado pela bomba de atuação;

  3. O ECM determina a pressão de comando

    O ECM é quem determina a quantidade de óleo que deve ser pressurizado, bem como a pressão de comando desejada. A pressão de comando desejada nada mais é que a pressão de comando da injeção que o sistema precisa atingir para obter o melhor desempenho do motor. Sendo assim, ela está em constante mudança, variando de acordo com as condições em que o motor se encontra. Em suma, a pressão desejada é estabelecida pelos mapas de desempenho do ECM que a seleciona baseada na entrada de sinais vindos de vários sensores espalhados pela máquina.

  4. A pressão do óleo é ajustada

    Já a pressão de comando real é a pressão real do óleo que é usado pelo sistema. O ECM monitora constantemente a pressão de comando real por meio de um sinal enviado pelo sensor IAP. A pressão real é alterada de acordo com o volume de vazão de saída da bomba. Essa vazão é determinada pela quantidade de corrente enviada do ECM para o solenoide. Essas mudanças fazem com que a pressão de comando real seja constantemente igualada à pressão de comando desejada.

  5. O óleo em alta pressão flui até as unidades

    Por fim, o óleo flui do orifício de saída da bomba hidráulica da unidade injetora para a passagem de óleo de alta pressão no cabeçote de cilindro. O óleo de comando em alta pressão flui da bomba hidráulica da unidade injetora através do cabeçote de cilindro para todos os injetores. O óleo é contido na passagem de óleo de alta pressão até que seja usado pelas unidades injetoras. O óleo descarregado pelas unidades injetoras é expelido sob as tampas das válvulas. Esse óleo retorna para o cárter através dos orifícios de dreno do óleo no cabeçote de cilindro.

GIROTTI

Há mais de 20 anos, a GIROTTI atua na venda, reparo e remanufatura de componentes e sistemas de injeção eletrônica diesel de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outras. Dessa forma, com clientes satisfeitos no Brasil todo, a empresa é especialista nos sistemas HEUI e Common Rail. Por isso, se o assunto é injeção eletrônica de máquina pesada, fale imediatamente com a GIROTTI.

Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: unidades injetorasinjetoresECM, bombas injetoras, bombas de atuaçãobombas de alta pressão etc.

E AÍ, GOSTOU? Lembre-se de compartilhar este artigo com os seus colegas!

Segue a gente lá no Face!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *