Principais falhas no Módulo de Controle do Motor (ECM) de máquinas pesadas

Algumas falhas impedem que o Módulo de Controle do Motor (ECM) funcione corretamente. Quando isso acontece, inevitavelmente, a máquina para. Descubra algumas causas comuns de falhas no ECM e como evitá-las.

Principais falhas no Módulo de Controle Eletrônico de máquinas pesadas

O Módulo de Controle do Motor ou ECM é o cérebro do sistema de injeção eletrônica da sua máquina. Sendo assim, quando ele não executa suas funções corretamente, não tem como a máquina funcionar adequadamente.

Uma série de fatores podem fazer com que o ECM opere de forma inadequada, desde problemas na bateria e na fiação, até mesmo defeitos no hardware ou software do próprio módulo.

Neste post, falarei um pouco sobre alguns desses problemas e explicarei resumidamente quando você deve entrar em contato com a gente. A GIROTTI é especialista em sistemas de injeção eletrônica de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras etc. Aqui na Girotti temos ECM´s novos e revisados, por exemplo, para máquinas que utilizam os motores C7, C9, C6.4 e C4.

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O QUE É O MÓDULO DE CONTROLE ELETRÔNICO

O ECM é um componente presente em todos os sistemas de injeção eletrônica diesel, como o HEUI e o Common Rail. O Módulo de Controle Eletrônico nada mais é do que um computador capaz de analisar dados coletados através de diversos sensores distribuídos pela máquina. A partir do processamento desses dados, o ECM determina o fornecimento de combustível, a pressão, a distribuição da injeção, entre outros.

Em suma, funciona assim: quando uma máquina sai da fábrica, ela vem preparada para operar em determinadas condições. Isso é possível, já que o ECM tem uma série de parâmetros pré-estabelecidos em seu software. Por exemplo, o módulo tem programado as possíveis faixas de rotação, estratégias de emergência e instruções sobre o que fazer de acordo com cada informação recebida dos sensores. Enfim, todos esses parâmetros determinam o que o sistema de injeção precisa fazer para se adaptar a cada condição.

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Como funciona o sistema Common Rail

ECM e sensores em Sistema Common Rail

PRINCIPAIS MOTIVOS DE FALHAS NO ECM

Quando o ECM está com problemas, em geral, você não consegue nem mesmo dar a partida na máquina. Outros sintomas são alterações no rendimento do combustível ou perda de potência (descubra como saber se o sistema de injeção da sua máquina está com problema). No entanto, isso não significa necessariamente que o módulo esteja comprometido ou que precise ser substituído. Muitas vezes o problema está em outros pontos do sistema, como a bateria, a fiação ou mesmo os sensores. Portanto, fique atento às seguintes questões:

1. ALIMENTAÇÃO

O ECM só funciona se receber constante alimentação da bateria. Afinal, como qualquer outro computador, ele precisa de energia para realizar suas tarefas. Dessa forma, qualquer problema no circuito poderá inviabilizar o funcionamento do ECM. Sendo assim, ainda que você desconfie de problemas no módulo, se a máquina não liga, a primeira coisa a avaliar é a bateria.

2. FIAÇÃO

Fiações desgastadas pelo tempo de uso ou pela manutenção incorreta podem ocasionar curtos-circuitos e queimas de fusíveis. Sendo assim, também podem resultar em falhas na alimentação do ECM. Dessa forma, é importante ficar atento à fiações defeituosas e substituir fusíveis danificados sempre que necessário.

3. MÓDULO

Problemas no hardware ou software do ECM também podem comprometer seu funcionamento. Assim como qualquer outro componente da máquina, o módulo também está propenso a sofrer desgastes por tempo de uso. No que diz respeito ao hardware, esses desgastes podem ocorrer em sua estrutura (corrosões, rupturas de contatos, falhas nos pinos, terminais, plugs e conectores etc). Além disso, as falhas podem ocorrer também na placa, que pode apresentar rompimentos de filamentos, oxidação, entre outros.

Caso as falhas na estrutura, na placa ou na alimentação estiverem descartadas, não tem jeito, será necessário utilizar um scanner de diagnóstico para identificar possíveis erros no software, nos sensores ou atuadores.

Seja como for, se o ECM da sua máquina estiver com algum desses problemas, fale com a gente!

4. SENSORES E ATUADORES

O sistema de injeção eletrônica só funciona graças a diversos sensores e atuadores espalhados pela máquina. De fato, boa parte das falhas no funcionamento do ECM são causadas pelo mal funcionamento desses dispositivos. Afinal, eles tem a importante função de coletar e enviar as informações que fazem o Módulo de Controle do Motor funcionar corretamente. Só para citar alguns, temos o sensor de temperatura, o de rotação e de pressão de óleo. Já entre os atuadores, temos as válvulas de injeção e a bomba de combustível.

Nesse caso, a utilização de um scanner específico é fundamental para identificar precisamente onde está o problema.

Fonte

5 Dicas de manutenção para a injeção eletrônica da sua máquina

A Girotti é especialista na manutenção de sistemas de injeção eletrônica de máquinas pesadas.

GIROTTI

Há mais de 20 anos, a GIROTTI atua na venda, reparo e remanufatura de componentes e sistemas de injeção eletrônica diesel de escavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outras. Com clientes satisfeitos em todo o Brasil, a empresa é especialista nos sistemas HEUI e Common Rail. Por isso, se o assunto é injeção eletrônica de máquina pesada, conte com o exclusivo MÉTODO GIROTTI.

Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: unidades injetoras, injetores, ECM, bombas injetoras, bombas de atuação, bombas de alta pressão, bombas de transferência etc.

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