Pequenos erros cometidos ou desatenções do dia a dia podem resultar em problema na injeção eletrônica da sua máquina.
Certamente, quando há algum problema na injeção eletrônica da sua máquina, imediatamente já bate aquela preocupação. Afinal, o correto funcionamento do sistema de injeção interfere diretamente nos custos de operação e na produtividade, sobretudo, de máquinas pesadas. Acontece que, às vezes, é no dia a dia que comete-se pequenos errinhos que podem se tornar sérios problemas em médio prazo. Esses erros são evitáveis e se prevenidos podem aumentar consideravelmente a vida útil do sistema de injeção da sua máquina.
LEIA TAMBÉM
5 motivos para escolher sistemas de injeção diesel reman
1. DEIXAR DE SE PREOCUPAR COM A QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL
O uso de óleo diesel contaminado é o principal causador de falhas prematuras no sistema de injeção. Nesse sentido, é fundamental abastecer sempre em locais de confiança, onde haja o correto armazenamento e onde o combustível não fique estocado por muito tempo. Nesse contexto, cuidados com o filtro de óleo e com o filtro separador de água, por exemplo, também são fundamentais.
LEIA TAMBÉM: Análise de Óleo diesel – O exame de sangue da sua máquina
2. DEIXAR A MÁQUINA PARADA POR MUITO TEMPO
O diesel também tem prazo de validade. Por isso, é preciso tomar cuidado ao deixar a máquina parada por um longo período. Afinal, vencida essa validade, o combustível perde suas propriedades e se torna mais abrasivo, podendo causar danos em todo o sistema de injeção: Bombas injetoras, injetores, válvulas reguladoras, etc.
3. NÃO DAR BOLA PARA A PERDA DE PERFORMANCE DO MOTOR
Sem dúvida, a perda de performance também é um indicador claro de que há algum problema na injeção eletrônica. Assim sendo, é fundamental prestar atenção aos sinais que a máquina dá. Afinal, quanto antes você identificar o problema, antes tomará uma providência e menores serão as consequências.
4. IGNORAR BARULHOS NO MOTOR
Barulho no motor certamente é sinal de problema, inclusive no sistema de injeção diesel. Por isso, não os ignore, avalie. Há a possibilidade, por exemplo, de seu sistema de injeção estar trabalhando fora das dosagens especificadas. Isso pode ser causado por uma série de fatores, só para exemplificar: alta ou baixa pressão de combustível, retorno dos injetores em excesso, linhas e filtros do tanque obstruídas, problemas no regulador de pressão ou problema nos sensores que mandam informação para o módulo de controle.
5. DEIXAR DE REALIZAR A MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA
O sistema de injeção eletrônica deve ser verificado periodicamente. No entanto, é muito importante procurar sempre serviços especializados, que possuam equipamentos adequados e conhecimento específico para esse tipo de manutenção. Da mesma forma, é sempre importante fazer a reposição das peças com responsabilidade, verificando atentamente a procedência do fornecedor. Fazendo isso, você evita não só problemas no sistema de injeção, mas também no motor como um todo. Ou seja, evita ficar com a máquina parada por muito tempo.
Agora que você já sabe como evitar os erros, confira também 5 cuidados que você deve ter com o sistema de injeção eletrônica do seu motor a diesel
A Girotti cuida da injeção de combustível da sua máquina. Com a Girotti a sua máquina produz mais e gasta menos.
VEJA MAIS: Confira os produtos oferecidos pela Girotti
Se é Girotti você pode confiar. SOLICITE UM ORÇAMENTO! Atendemos todo o Brasil!
Conheça nossa página no Facebook e perfil no Instagram!
Gostou? Não se esqueça de compartilhar este post…