Conheça o Motor C7 Acert, características, história e máquinas onde é aplicado. Na GIROTTI você encontra componentes e sistemas de injeção para o motor C7.

Entre os muitos motores que atendemos aqui na GIROTTI um dos principais, sem dúvida, é o motor C7. De fato, trabalhamos com esse motor praticamente desde que ele foi criado, lá no distante ano de 2003. Ou seja, temos conhecimento e experiência prática de sobra para entender cada detalhe do seu funcionamento. Até por isso, desenvolvemos ao longo dos anos um exclusivo MÉTODO para garantir a qualidade da remanufatura dos componentes e sistemas de injeção que o equipam. CLIQUE AQUI e conheça o MÉTODO GIROTTI.
Sendo assim, aqui na GIROTTI temos componentes reman de altíssima qualidade para a injeção eletrônica desse motor, tais como:
Além disso, a GIROTTI oferece também o próprio motor remanufaturado, bem como seus componentes:
- Motor C7 completo;
- Motor C7 parcialmente montado;
- Turbina;
- Cabeçotes;
- Transmissão;
- Entre outros.
HISTÓRIA
Na virada do século, havia certa urgência em desenvolver um motor que unisse potência bruta com emissões limpas de modo a atender as novas classificações de emissão promulgadas pela EPA em 1994. De fato, foi com esse objetivo que o motor C7 começou a ser desenvolvido, gerando grande interesse no mercado — especialmente no segmento de caminhões médios (Ford e GMC).
Nesse cenário, o C7 foi lançado em meados de 2003, substituindo assim o popular modelo 3126, bem como seus sucessores (3126B e 3126E). A partir daí, os motores mais antigos como o 3116 e o próprio 3126 foram incorporados aos requisitos de classificação de nível mais antigos e deixaram de ser atualizados.
Assim sendo, o C7 foi produzido de 2003 a 2009, período em que equipou caminhões médios e principalmente máquinas como escavadeiras, motoniveladoras e pás carregadeiras.
MOTOR C7 ACERT – CARACTERÍSTICAS
Em suma, a configuração do motor C7 é basicamente a mesma do 3126 (seu antecessor), sendo o sistema de combustível o ponto chave. De fato, o motor C7 passou a utilizar o sistema de injeção eletrônica HEUI com maior eficiência. De fato, o HEUI já vinha sendo implementado no 3126B e 3126E, porém, no C7 o sistema ficou bem mais robusto.
Abaixo, outras características que merecem destaque:
- 6 cilindros;
- Peso: 588Kg;
- Potência máxima: 224 kW;
- Velocidade: 1800/2200 RPM.
SISTEMA HEUI
O sistema HEUI se destaca por permitir a distribuição de combustível em estágios, dessa forma, ajuda a melhorar a combustão do motor, reduzindo assim as emissões. Além disso, conforme mencionado acima, a configuração eletrônica no motor C7 se tornou mais robusta em relação aos antecessores. Desse modo, passou a oferecer melhor gerenciamento de combustível e possibilitar o uso de sensores eletrônicos no motor.
De fato, o motor C7 foi o primeiro motor a diesel de serviço pesado a oferecer um ECM mais eficiente. Em síntese, apesar de ser basicamente o mesmo ECM das gerações anteriores, passou a utilizar uma conexão avançada de 120 pinos, o que fez com que sua capacidade de processamento aumentasse imensamente.
OUTRAS DIFERENÇAS PARA O 3126
Além do sistema de combustível, outra diferença mais notável em relação ao 3126 está no trem de válvulas. Da mesma forma, a bomba de óleo e a bomba de água também são maiores, tendo em vista acomodar a necessidade de lubrificar/resfriar mais peças móveis.
Por fim, o virabrequim incluem contrapesos menores para incluir o projeto do pistão mais leve. As bielas e o virabrequim compartilham os mesmos tamanhos de munhão, porém são ligeiramente diferentes em termos de tamanho e formato de fundição.
TECNOLOGIA ACERT
O motor C7 inclui a tecnologia ACERT, que nada mais é que um sistema de gerenciamento de ar/combustível responsável por controlar as emissões. De fato, ACERT significa “Tecnologia Avançada de Redução de Emissões de Combustão”. Nesse sentido, os destaques da tecnologia ACERT incluem um respiro do cárter fechado e filtro de partículas de diesel usando tecnologia de regeneração exclusiva. Além disso, é composto por um ECM que permite um controle muito mais preciso sobre o ciclo de combustão, monitorando não só o ar e o combustível que entram, mas também a exaustão após o tratamento.
A tecnologia ACERT foi a tecnologia de emissões de primeira geração para motores diesel de serviço pesado. Por isso, inicialmente apresentou alguns problemas como baixa potência e baixa economia de combustível. Posteriormente, essa tecnologia foi melhorada.
EVOLUÇÃO
Com o tempo, o motor C7 ACERT foi sendo aperfeiçoado pouco a pouco. Até que, para se ajustar às novas demandas do mercado, precisou mudar do HEUI para o sistema de injeção Common Rail, o que se refletiu no lançamento dos motores C7.1.
ESPECIFICAÇÕES
- SISTEMA DE ENTRADA DE AR: turboalimentado; pós-resfriado Ar-Ar;
- SISTEMA DE CONTROLE: direção eletrônica, controle da velocidade da TDF; classificações programáveis; compensação automática de altitude; compensação de potência para a temperatura do combustível; limite total programável do motor e em marcha lenta alta e baixa; diagnóstico eletrônico e registro de falhas; difusão e controle do sistema de monitoramento do motor SAE J1939; unidade de Controle Eletrônico (ECU, Electronic Control Unit) ADEM™ A4;
- SISTEMA DE ARREFECIMENTO: termostatos e alojamento, saída vertical; bomba da camisa de água, centrífuga; bomba de água, entrada;
- SISTEMA DE ESCAPE: coletor de escape, seco; saída de escape opcional;
- VOLANTES DO MOTOR E CAIXA DO VOLANTE: caixa do volante SAE Nº 1;
- SISTEMA DE COMBUSTÍVEL: injeção HEUI; filtro de combustível, secundário (2 mícrons); tecnologia ACERT™; bomba de transferência do combustível; bomba de escorva do combustível;
- SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO: respiro do cárter; arrefecedor de óleo; bocal de enchimento de óleo; filtro de óleo; lubrificante; reservatório do óleo frontal; vareta de nível do óleo; bomba de óleo acionada por engrenagens;
- GERAL: amortecedor de vibração; olhais de levantamento; capacidade de partida a frio a -20 °C (-4 °F).
MÁQUINAS QUE USAM O C7

Entre as máquinas que utilizam o C7 e que atendemos aqui na GIROTTI estão: Escavadeira 324D, Escavadeira 325D, escavadeira 329D, Motoniveladora 12K, Motoniveladora 120K, Motoniveladora 140K, Motoniveladora 160K, Carregadeira 962H, Caregadeira 950H, entre outras.
RESUMO
Qual motor veio antes do C7?
O motor C7 surgiu para substituir a geração de motores 3126, suprindo a necessidade de unir potência bruta com emissões limpas.
Qual a diferença do motor 3126 para o C7?
Basicamente, a configuração é a mesma, sendo que a principal diferença é o uso do sistema HEUI com um ECM mais robusto. Outra diferença mais notável está no trem de válvulas.
Em que ano o motor C7 foi lançado?
O motor C7 foi lançado em 2003 e foi fabricado até 2009.
Quais máquinas utilizam o motor C7?
Escavadeira 324D, Escavadeira 325D, escavadeira 329D, Motoniveladora 12K, Motoniveladora 120K, Motoniveladora 140K, Motoniveladora 160K, Carregadeira 962H, Caregadeira 950H, entre outras.
Seja como for, com a qualidade GIROTTI, sua máquina não fica parada, CLIQUE AQUI e veja mais detalhes sobre o motor C7 oferecido pela GIROTTI e AQUI para ver todos os produtos relacionados a este motor.
GIROTTI
Há mais de 20 anos, a GIROTTI trabalha com escavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras etc. Com clientes satisfeitos em todo o Brasil, a empresa é especialista nos sistemas de injeção eletrônica HEUI e Common Rail. Agora, além das soluções para injeção, comercializa também motores, transmissões, bombas hidráulicas etc. Por isso, se o assunto é máquina pesada, fale imediatamente com a GIROTTI.
Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: motores, unidades injetoras, injetores, ECM, bombas injetoras, bombas de atuação, bombas de alta pressão, bombas de transferência etc.
Caso tenha alguma dúvida sobre os PRODUTOS GIROTTI, fique à vontade para ENTRAR EM CONTATO através do nosso WhatsApp. CLIQUE AQUI