7 máquinas pesadas no agronegócio

Existe muito trabalho para as máquinas pesadas no agronegócio. Conheça as máquinas pesadas mais utilizadas e o que elas fazem neste importante setor da economia brasileira.

Máquinas pesadas no agronegócio

Máquina pesada é o nome popular dado às chamadas máquinas da linha amarela. Ou seja, são as máquinas desenvolvidas para atuar principalmente nos setores de construção e mineração.

Essas máquinas tem como principais funções exercer atividades como movimentação de terra, armazenagem, transporte de materiais, limpeza, entre outras. Certamente, todas esses trabalhos também são muito úteis no agronegócio.

Entre as principais máquinas da linha amarela estão: escavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, rolo compressor, scraper, entre outras.

MÁQUINAS PESADAS NO AGRONEGÓCIO

Com toda a certeza, as máquinas pesadas são bastante úteis ao agronegócio. Algumas delas realizam serviços mais específicos, como é o caso das motoniveladoras. Já outras máquinas como a escavadeira e a pá carregadeira são bastante versáteis.

Só para exemplificar, entre as funções das máquinas pesadas no campo estão: transporte de ração, manutenção de estradas rurais, abertura de curvas de nível, limpezas de terrenos e muito mais.

Enfim, confira abaixo as 6 principais máquinas pesadas utilizadas no agronegócio e suas principais funções:

7- TRATOR DE ESTEIRA

O trator de esteira é útil em terrenos com baixa capacidade de suporte. Sendo assim, pode trabalhar tranquilamente em solos úmidos, já que nessas condições não corre o risco de atolamentos ou patinações. Nesse sentido, podem executar serviços como desassoreamento, construção de barragens e lagoas.

Da mesma forma, por sua força, é capaz de auxiliar no desmatamento de áreas para pastos e plantio.

Por fim, é útil também na canalização, construção de valetas e curvas de nível, entre outros serviços.

6- MOTONIVELADORA

No setor de construção, a motoniveladora é muito útil em serviços de terraplenagem. Sendo assim, no campo atua com grande eficiência, por exemplo, na construção e manutenção de estradas rurais.

Da mesma forma, auxilia na preparação de terrenos para plantio. Nesse sentido, pode ajudar na construção de curvas de nível, terraceamento e nivelamento do solo.

5- MINICARREGADEIRA

Apesar de não ser uma máquina pesada, se enquadra na categoria linha amarela. Por isso, a minicarregadeira merece a menção. Ela conta com uma grande quantidade de implementos. Por isso, são máquinas bastante versáteis e úteis para o agronegócio.

Sem dúvida, a maior vantagem da minicarregadeira é a agilidade e a capacidade de trabalhar em locais mais compactos. Sendo assim, a minicarregadeira trabalha com precisão principalmente em locais confinados (suinocultura, avicultura, pecuária).

Entre outros serviços, a minicarregadeira atua na limpeza e manipulação de materiais (ração, fardos, sementes, esterco).

4- MINI ESCAVADEIRA

Assim como a minicarregadeira, a miniescavadeira também tem como principal característica o fato de ser compacta. Sendo assim, é ideal para trabalhos em locais confinados (onde máquinas pesadas não entram).

No entanto, também são muito úteis em serviços de menor porte.

Pode ser utilizada na jardinagem e manipulação de materiais. Da mesma forma, a mini escavadeira pode ser utilizada na construção de pequenas valetas e sistemas de irrigação.

3- ESCAVADEIRA

Como o próprio nome já diz, a maior função da escavadeira é atua em escavações. No agronegócio isso pode ser útil, por exemplo na escavação e manutenção de açudes. Da mesma forma, pode atuar na construção de lagos e tanques para piscicultura. Além disso, pode trabalhar na drenagem de áreas alagadas e limpeza de mananciais.

Auxilia bastante na abertura de valetas ou instalação de sistemas de irrigação.

Construção curvas de nível, gradeação, adubação, cultivo, irrigação.

preparação de terrenos, na execução de determinadas curvas de nível, e silvicultura.

Outros serviços para os quais as máquinas são bastante úteis incluem: transporte e espalhamento de materiais, abastecimento de fornos de carvão, nivelamento dos terrenos, operações de drenagem, construção de curvas-de-nível, abertura de valas e valetas, entre outras aplicações.

2- PÁ CARREGADEIRA

A pá carregadeira é uma máquina extremamente útil para o agronegócio. De fato, ela exerce funções que vão desde a preparação do terreno até trabalhos mais simples do dia a dia. Por isso, são bastante presentes em diversas culturas.

Nessa parte de preparação do terreno, a pá carregadeira é útil por exemplo no terraceamento, nivelamento dos terrenos e levantamento de curvas de nível.

Atua também na limpeza do terreno. Na área florestal, é capaz de movimentar e até arrancar toras.

A pá carregadeira atua na cultura bovina na limpeza do esterco. Já na agricultura, a pá carregadeira auxilia no transporte de adubos.

Além disso, é muito útil na movimentação e no carregamento de materiais diversos, como fardos de algodão, feno ou bagaço de cana. De fato, ela possui uma grande capacidade de carga, o que a torna muito eficiente nesse tipo de serviço.

A máquina é utilizada não só no campo, mas também na agroindústria. No setor sucroenergético, por exemplo, ela é utilizada na alimentação das caldeiras. Nesse sentido, também pode ser utilizada no abastecimento de fornos de carvão.

1- RETROESCAVADEIRA

Em resumo, a retroescavadeira une as funções da escavadeira e da pá carregadeira. Portanto, é uma máquina bastante versátil e com uma infinidade de funções no campo, conforme mencionado. A grande vantagem da retroescavadeira é o fato dela ser uma máquina 2 em 1. Ou seja, caso a demanda não seja tão alta, pode ser uma boa escolha.

BÔNUS – MÁQUINAS FLORESTAIS

Por fim, vale destacar as máquinas florestais. Elas são utilizadas no corte e extração de toras. Sendo assim, as máquinas florestais estão fortemente inseridas no agronegócio. Por exemplo, através da agroindústria de papel e celulose. Além disso, as máquinas florestais atuam na criação de pastos e áreas para plantação.

Saiba mais sobre as máquinas florestais.

GIROTTI INJEÇÃO DIESEL E COMPONENTES

A GIROTTI atua no fornecimento de componentes e sistemas de injeção eletrônica para máquinas pesadas.

Entre os clientes da GIROTTI, estão várias empresas do ramo. Por exemplo, usinas, empresas de papel e celulose, setor de algodão, entre outros.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES GIROTTI PARA SUA MÁQUINA PESADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *