5 dicas para a manutenção da injeção eletrônica da sua máquina

A manutenção da injeção eletrônica da sua máquina deve ser feita no dia a dia. Afinal, tomando alguns cuidados simples, você reduz custos e garante a produtividade.

5 Dicas de manutenção para a injeção eletrônica da sua máquina

Certamente, problemas no sistema de injeção eletrônica são dores de cabeça que você deseja evitar. Afinal, tais problemas podem acarretar em sérios prejuízos para o seu negócio.

Por exemplo, defeitos no sistema de injeção podem levar a um aumento significativo no consumo de combustível, o que, consequentemente, leva a aumento nos custos de operação. Além disso, podem ocasionar também perda de desempenho e queda na produtividade. Pior ainda, podem resultar em problemas que deixarão sua máquina parada por um longo período.

Por isso, é fundamental tomar certos cuidados e, claro, contar sempre com uma equipe de manutenção e fornecedores de qualidade.

Sendo assim, listei aqui 5 cuidados que você deve tomar no dia a dia para evitar falhas no sistema de injeção eletrônica da sua máquina:

1. Preste atenção nos sinais que a máquina dá

A luz no painel de instrumentos acenderá para avisar sobre qualquer problema no sistema de injeção, certo? Sim, no entanto, quando isso acontecer, é possível que ele já esteja severamente comprometido. Por isso, ao perceber qualquer falta de potência e torque, falhas no funcionamento do motor ou aumento no consumo de combustível, verifique imediatamente o sistema de injeção. Fique atento também a sinais como o excesso de fumaça e vibrações, por exemplo.

2. Acompanhe o rendimento do combustível

Se houver algum problema com o sistema de injeção eletrônica, certamente haverá alterações no consumo de combustível. Isso naturalmente impactará também no aumento dos custos de operação.

Por isso, é bastante importante ficar atento. Uma boa ideia é fazer planilhas para controlar o consumo. Assim, você detecta rapidamente variações estranhas e toma imediatamente as atitudes para corrigir possíveis problemas.

3. Drene constantemente o filtro separador de água

O diesel é composto por uma determinada quantidade de água que é eliminada no processo de queima. O filtro separador de água do motor serve justamente para reter esse líquido.

Acontece que o filtro pode encher bem rapidamente, o que afeta seu funcionamento e prejudica seriamente o sistema injetor. Para evitar esse tipo de problema é aconselhável esvaziar o copo do filtro sempre que possível.

4. Verifique o nível do óleo com frequência

Ficar atento ao nível do óleo é um dos cuidados mais básicos da manutenção. De fato, um nível inadequado, assim como a má qualidade ou a contaminação do fluido pode causar sérios danos a sua máquina. Sendo assim, é fundamental ficar atento as condições gerais do óleo. Este cuidado serve também para garantir o perfeito funcionamento do sistema de injeção eletrônica (especialmente em máquinas que usam o sistema HEUI, clique aqui e saiba mais).

5. Conte sempre com manutenção especializada

A manutenção da injeção eletrônica da sua máquina, seja preventiva ou — melhor ainda — preditiva é a maneira mais eficaz de garantir que tudo funcionará corretamente. Uma manutenção adequada evita também gastos desnecessários e paradas inesperadas.

Nesse sentido — ainda mais quando se trata de injeção eletrônica de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras ou tratores de esteira — é fundamental procurar parceiros especializados. Afinal, é preciso conhecimento específico e ferramental completo para diagnosticar os problemas e oferecer sempre as melhores soluções. Além disso, por se tratar de peças com um alto valor, é importantíssimo encontrar a melhor relação entre preço, confiabilidade e durabilidade.


Viu? Agora você já sabe o que fazer para evitar falhas no sistema de injeção eletrônica da sua máquina!

Mas lembre-se, se precisar de alguma coisa, conte sempre com a Girotti. Somos especializados em sistemas de injeção eletrônica de escavadeiras, retroescavadeiras e outras máquinas da linha amarela. Atendemos todo o Brasil! ENTRE EM CONTATO

Gostou? Não se esqueça de compartilhar este post! Fique à vontade para deixar dúvidas ou sugestões. Conheça também nossa página no Facebook e perfil no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *