Esteira ou rodas, qual é a melhor opção?

Quando se fala em máquinas da linha amarela sempre surge esse debate: esteira ou rodas? Afinal, qual escolher?

Máquinas de esteira ou rodas? Certamente, a resposta para essa pergunta “polêmica” parecerá meio “em cima do muro”, mas a verdade é que depende. De fato, são vários fatores que podem influenciar em qual é a melhor opção: porte da máquina, aplicação, terreno, velocidade de deslocamento, tração, capacidades de manuseio da carga, isso só para citar alguns!

Por exemplo, é fato que o deslocamento de máquina de esteira resulta num custo mais elevado para a obra. Porém, num terreno inadequado, a opção com rodas poderá ser submetida a um esforço excessivo, gerando desgastes e aumentando os custos com manutenção.

Desse modo, quando for escolher uma máquina da linha amarela, seja de rodas ou esteiras, pense bem em cada detalhe. Sem dúvida, escolhendo direitinho você terá uma melhor eficiência na operação e no consumo de combustível, além de garantir menores custos de manutenção.

Se você tem dúvidas sobre qual é melhor, a Girotti separou algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento. Confira e compartilhe com a gente a sua opinião!

RODAS

Linha Amarela: Esteira x Rodas, qual é a melhor opção?

VANTAGENS: Decerto, máquinas sobre rodas são mais adequadas quando o serviço exige maior velocidade e mobilidade. Afinal, ela funciona melhor em solos firmes e secos. Além disso, podem se deslocar facilmente em vias urbanas sem atrapalhar o trânsito nem danificar o asfalto. É recomendada para trabalhos de terraplenagem e carregamento de caminhões. Indicada também para obras rodoviárias, de fundação, terraplenagem e mineração.

DESVANTAGENS: Não é indicada para terrenos acidentados, úmidos, íngremes ou com grande quantidade de detritos. Se usada nesses casos, com toda a certeza os pneus sofrerão grandes desgastes, o que poderá levar até mesmo a danos mais sérios na máquina.

ESTEIRA

Linha Amarela: Esteira x Rodas, qual é a melhor opção?

VANTAGENS: Máquinas sobre esteiras possuem maior estabilidade, tração e aderência ao solo. Dessa forma, são mais indicadas para superfícies fracas e de baixa capacidade de suporte. Por exemplo, em solo úmido não corre o risco de atolamentos, nem de patinações. Recomendada para trabalhos como transportes de entulhos, escavações, nivelamento de solo e demolições.

DESVANTAGENS: Exige a utilização de carretas pranchas para alguns deslocamentos, o que aumenta o custo da obra. Da mesma forma, dependendo do equipamento, a manutenção também é mais cara e complexa.

VEJA TAMBÉM: Confira os produtos oferecidos pela Girotti

LEIA TAMBÉM: Confira 5 cuidados que você deve ter com o sistema de injeção eletrônica do seu motor a diesel

Gostou? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos!


Independentemente se a sua máquina é de esteira ou de rodas, se é Girotti você pode confiar ? SOLICITE UM ORÇAMENTO! Atendemos todo o Brasil!

? R. Prof. Antônio Rodrigues da Silva, 153 | Pres. Medici | Ribeirão Preto – SP
☎ (16) 3967-5927
? Cel/WhatsApp: (16) 99749-7453
? www.girotti.com.br

Conheça nossa página no Facebook e perfil no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *