O injetor common rail é um componente do sistema de injeção eletrônica diesel Common Rail. Conheça suas principais características.
Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza, diretor da Girotti Componentes e Sistemas de Injeção Diesel. Há mais de 25 anos trabalho com injeção eletrônica de máquinas pesadas. Neste artigo, falo um pouco sobre o injetor Common Rail. Confira!
A principal função do injetor Common Rail é dosar e pulverizar o combustível na câmara de combustão. Ele funciona em conjunto com a bomba de alta pressão e o tubo rail.
O sistema Common Rail é o sistema de injeção eletrônica mais moderno se comparado ao HEUI e ao EUI. Sendo assim, equipa modelos de motores mais novos como por exemplo, os motores C6.4, C6.6, C4.2 e C7.1. Ou seja, máquinas como as Escavadeiras 320D, Motoniveladora 120M, Pá carregadeira 924K e Trator de esteira D6N. Além disso, está presente em diversos modelos de caminhões, caminhonetes e carros movidos a diesel.
SISTEMA COMMON RAIL
Para entender o funcionamento do injetor, é preciso primeiro entender o funcionamento do sistema como um todo.
Nesse sentido, é preciso destacar que a principal característica do Common Rail é o fato dele possuir um “tubo comum” que recebe o combustível em alta pressão.
A bomba de alta pressão é quem fornece o combustível para esse tubo. O tubo, por sua vez, funciona como um acumulador de pressão. Em seguida, ele distribui o combustível em alta pressão aos injetores de acordo com as necessidades. Isso permite sempre fornecer uma pressão constante de injeção (de 500 bar a 2.000 bar), independente da rotação do motor. Por sua vez, o comando dos injetores é feito por válvulas magnéticas que recebem sinais do ECM.
Note que no HEUI e no EUI, o combustível é enviado para as unidades injetoras separadamente. Já no Common Rail, o combustível em alta pressão é enviado para o tubo rail e depois distribuídos para os injetores.
COMO FUNCIONA
Em resumo, o sistema Common Rail funciona assim:
- A bomba de combustível suga o diesel em baixa pressão do tanque;
- O combustível é pressurizado na bomba de alta pressão;
- A bomba de alta envia o combustível para o tubo rail, onde fica armazenado;
- O tubo rail acumula o combustível em alta pressão e distribui para os injetores conforme a necessidade;
- Caso a pressão esteja muito alta, uma válvula de controle de pressão devolve o combustível em excesso ao tanque. Desse modo, reduz a pressão do diesel.
- Os sensores coletam dados pelo motor (temperatura, pressão do tubo e pressão do pedal). Em seguida, enviam esses dados para o ECM;
- O ECM recebe os dados e compara com as configurações de fábrica. A partir daí envia sinais para as válvulas que controlam a injeção;
- Por fim, no momento certo os injetores recebem o combustível, dosam e pulverizam nas câmaras de combustão. Isso tudo acontece conforme as determinações do ECM.
INJETOR COMMON RAIL
Fonte da imagem
O funcionamento do injetor common rail é bem mais simples do que das unidades injetoras EUI e HEUI. Afinal, ele não atua diretamente no controle da pressão de injeção. Por isso, possui bem menos peças.
COMO FUNCIONA
Basicamente, o injetor Common Rail é formado por um bocal e por um atuador/válvula solenoide, além das ligações hidráulicas e elétricas.
Os injetores são todos ligados ao tubo rail de onde recebem o combustível. Em seguida, injetam o combustível nos cilindros conforme os comandos do ECM. O solenoide que fica instalado na cabeça do injetor é quem recebe esses comandos. São eles quem determinam a passagem do combustível, nos tempos de ignição. Além disso, permitem estabelecer o tempo de duração da injeção por cilindro.
Como a pressão está sempre disponível no rail, a injeção pode ser feita de maneira bastante flexível. Por conta disso, todos os injetores recebem a mesma pressão. É justamente esse fato que torna o sistema Common Rail mais limpo, silencioso e eficiente.
PERGUNTAS FREQUENTES
Qual é a função do injetor Common Rail?
O injetor tem como função dosar e pulverizar o combustível no cilindro.
Como funciona o injetor Common Rail?
O combustível é pressurizado pela bomba de alta pressão e fica acumulado no tubo rail. Em seguida, é liberado ao injetor conforme os sinais enviados pelo ECM. Estes sinais são recebidos pelo solenoide, que fica instalado na cabeça do injetor.
Qual é a diferença do injetor Common Rail para a Unidade Injetora HEUI e EUI?
As unidades injetoras HEUI e EUI funcionam individualmente e são acionadas partir do óleo do motor (HEUI) ou de forma eletromagnética (EUI). No HEUI, a unidade é associada a bomba de atuação (HEUI). Já no EUI, a própria unidade possui uma bomba integrada. Já o injetor Common Rail funciona a partir da pressão do combustível no tubo rail. Essa pressão é gerada na bomba de alta pressão
Quais as vantagens do injetor Common Rail?
Os injetores recebem todos a mesma pressão. Por isso, o sistema Common Rail é mais limpo, silencioso e eficiente.
INJETORES COMMON RAIL É NA GIROTTI
O sistema Common Rail é bastante suscetível a má qualidade do combustível. Por isso, é fundamental utilizar componentes de qualidade. Além disso, os injetores trabalham com altas pressões, desse modo precisam estar funcionando de forma adequada. Do contrário, o sistema certamente dará problema.
A GIROTTI comercializa injetores Common Rail para máquinas equipadas com os motores C6.6, C6.4 e C4.2. Os injetores GIROTTI são novos e originais de fábrica. Por isso, aqui na GIROTTI a qualidade é 100% garantida.
CONFIRA AS OPÇÕES DISPONÍVEIS