Cuidados com o tanque de combustível da máquina

Cuidar do tanque de combustível da máquina é essencial para evitar contaminações no sistema de injeção.

Engenheiro Matheus Souza - Girotti Injeção Diesel

Olá, sou o engenheiro Matheus Souza, diretor da Girotti Componentes e Sistemas de Injeção Diesel. Sou apaixonado por máquinas pesadas e há mais de 25 anos trabalho nessa área. Neste artigo, falo sobre a importância de manter o tanque de combustível da sua máquina sempre em boas condições. Confira!

Ao longo do tempo, é comum que o tanque de combustível acumule sedimentos produzidos no processo de combustão. Isso é fruto de uma série de problemas como:

  • Abastecer com diesel de procedência duvidosa;
  • Utilizar filtros inadequados ou não substituir no período indicado;
  • Deixar o tanque vazio por muito tempo;
  • Não esvaziar o filtro separador de água constantemente;
  • Deixar a máquina parada por muito tempo;
  • Utilizar componentes de má qualidade no sistema de injeção;
  • Deixar de fazer a manutenção preventiva;
  • Cometer erros na instalação do sistema de injeção;
  • Não notar falhas nas vedações, tampa e respiros.

CONTAMINAÇÃO = FALHAS NO SISTEMA DE INJEÇÃO

Problemas na unidade, no injetor, na bomba de atuação ou alta pressão ou até no ECM não acontecem à toa. É preciso averiguar a causa, para que a falha não persista ou volte com o tempo.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que a contaminação do diesel está entre as principais causadoras de falhas nesses componentes.

De fato, mesmo um sistema de injeção novo e de ótima qualidade, pode apresentar problemas precocemente se o diesel estiver contaminado.

É justamente no tanque onde ficam acumuladas a maior parte desses contaminantes.

Ou seja, para evitar máquina parada e altos custos de manutenção, a contaminação no tanque deve ser evitada.

CONTAMINAÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL DA MÁQUINA

O diesel é um combustível bastante suscetível à contaminantes. No tanque, essa contaminação pode ser gerada por diversos fatores:

OXIDAÇÃO

O tanque de combustível tende a oxidar com o tempo de uso. No entanto, alguns fatores podem acelerar esse processo. Por exemplo, manter o diesel parado no tanque por muito tempo é fatal. Com o tempo, as propriedades do diesel mudam, gerando a formação de água e até ácidos. Com isso, o combustível se torna mais abrasivo, gerando problemas e desgastes precoces não só no próprio tanque, mas também nos filtros, bombas e injetores.

ÁGUA NO TANQUE

A formação de água no tanque é muito comum. Trata-se de um efeito natural, causado pela condensação resultante da umidade do ar presente no tanque. Para eliminar esse problema, as máquinas contam com o filtro separador de água. Mas diante de algumas situações ele pode não ser suficiente. Por exemplo, a formação de água tende a aumentar quando a máquina fica parada por muito tempo ou quando o tanque fica vazio por um longo período.

Além disso, a contaminação por água também pode ser causada por falhas nas vedações e na tampa ou pela presença da água no diesel já durante o abastecimento.

A água no diesel gera uma aparência turva e causa muitos problemas. Por exemplo, estimula a presença de microrganismos que alteram as propriedades do diesel. Da mesma forma, gera uma borra no fundo do tanque. Tudo isso, prejudica o processo de combustão, gerando perda de potência. Além disso, causa desgastes nos componentes

MICROPARTÍCULAS

Essas partículas podem entrar no tanque de diversas formas. Por exemplo, através de vedações ou respiros em mau estado. Isso pode acontecer na própria máquina ou mesmo no posto.

Também pode ter relação com erros na instalação da unidade/injetor ou bomba. Nesse caso, pode ser que durante o processo de instalação tenha entrado alguma partícula no sistema. Além disso, erros na instalação podem desgastar os anéis, fazendo com que pedaços caiam no sistema.

COMO EVITAR E IDENTIFICAR FALHAS NO TANQUE

1°- Abasteça em postos de confiança que forneçam diesel de qualidade;

2°- Substitua filtros de combustível, ar e água por nos períodos indicados;

3°- Averigue se a tampa tem uma boa vedação;

4°- Mantenha o tanque cheio;

5°- Evite deixar a máquina parada muito tempo;

6°- Utilize filtros separadores de água;

7°- Esvazie o filtro separador sempre que possível;

8°- Faça uma inspeção visual;

9°- Fique atento à perda de desempenho da máquina;

10°- Limpe o tanque sempre que houver sintomas de contaminação. Fique atento se ele está oxidado. Limpe também se for detectada uma avaria no sistema de injeção por conta da contaminação (faça isso antes de instalar novos componentes).

Precisa de componentes para o sistema de injeção da sua máquina pesada?

Conheça as opções disponibilizadas aqui na GIROTTI.

14 dicas para economizar diesel em máquinas pesadas - contaminação do sistema de injeção - Contaminação do tanque da máquina

PERGUNTAS FREQUENTES

A partir da nossa sede em Ribeirão Preto – SP, atendemos clientes em todo o Brasil.

  1. 1- A contaminação do tanque pode prejudicar o sistema de injeção?

    Sim. A contaminação está entre as principais causas de falhas no sistema de injeção.

  2. 2- O que pode causar a contaminação no tanque de combustível?

    Abastecer com combustível de má qualidade. Falhas na instalação dos componentes de sistema de injeção. Deixar de substituir filtros nos períodos indicados. Deixar a máquina parada por muito tempo. Deixar o tanque vazio por muito tempo.

  3. 3- Como evitar a contaminação no tanque de combustível?

    Abasteça com diesel de qualidade, substitua filtros de combustível, ar e água por nos períodos indicados, averigue as tampas e vedações. Evite deixar a máquina parada por muito tempo, mantenha o tanque cheio. Esvazie o filtro separador de água sempre que possível.
    Limpe o tanque sempre que houver sintomas de contaminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *