Para saber se a injeção eletrônica da máquina está com problema é muito importante ficar atento a alguns sinais, veja quais são eles.
Muitos vezes, na correria do dia a dia, não percebemos alguns “pedidos de socorro” da máquina. Pior ainda, é quando percebemos, mas não fazemos nada, vamos deixando de lado, esperando um momento mais tranquilo para tomar uma providência. De fato, quando a máquina está com algum problema ela pede ajuda através de alguns sinais. Isso é ainda mais evidente no caso de defeitos na injeção eletrônica.
Sendo assim, cabe ao operador e ao responsável pela manutenção ficarem atentos a esses sinais. Afinal, somente dessa forma é possível identificar o defeito precocemente, reduzindo assim, o tempo tempo de máquina parada e os custos de manutenção.
De fato, os sinais de que tem algo de errado na bomba, no injetor, no ECM ou até mesmo nos sensores são bem claros. Então, fique esperto e aproveite estas dicas!
5 SINAIS DE QUE A INJEÇÃO ELETRÔNICA ESTÁ COM PROBLEMA
Confira como saber se a injeção eletrônica da máquina está com problema:
- Note se há perda de potência ou aceleração irregular
Sem dúvida, a perda de potência ou problemas na aceleração são indicadores claros de que há algum defeito na injeção eletrônica. No entanto, para identificar rapidamente este problema, é preciso contar com o conhecimento e a experiência de quem opera a máquina. Por isso, é muito importante abordar este tópico no treinamento do operador. Da mesma forma, é fundamental haver uma boa comunicação entre o operador e o responsável pela manutenção.
- Veja se está tendo alguma alterações no rendimento de combustível
Defeitos na bomba, injetor ou mesmos a instalação incorreta desses componentes podem ocasionar falhas na queima do combustível. Consequentemente, isso altera (normalmente para mais) o consumo do diesel. Por isso que é importante acompanhar o rendimento de combustível. Afinal esse é um dos primeiros sinais de que a injeção eletrônica está funcionando de maneira errada. Quando você acompanha o rendimento através de planilhas fica mais fácil perceber mesmo pequenas alterações, que indicam problemas no sistema de injeção.
- Perceba se tem algum barulhos ou vibração diferente
Barulho no motor certamente é sinal de problema, inclusive no sistema de injeção. Por isso, não os ignore, avalie. Há a possibilidade, por exemplo, da injeção eletrônica estar trabalhando fora das dosagens especificadas. Isso pode ser causado por uma série de fatores: alta ou baixa pressão de combustível, retorno dos injetores em excesso, linhas e filtros do tanque obstruídas, problemas no regulador de pressão ou problema nos sensores que mandam informação para o módulo de controle.
- E se a máquina não der partida?
Se você está com problemas na hora de dar a partida na máquina, normalmente é por causa de alguma falha elétrica, na bateria ou até mesmo na fiação. No entanto, pode ser também por conta de algum defeito no ECM ou na comunicação do módulo com os sensores ou atuadores. Sendo assim, se estiver tudo ok com a parte elétrica, fale imediatamente com um especialista em injeção eletrônica.
- Luz do painel acendeu
A luz no painel acenderá quando tiver algum problema no sistema de injeção, certo? Sim, porém, quando isso acontecer, é bem provável que ele já esteja bastante comprometido. Por isso, fique atento aos sinais que citei acima, faça a manutenção preventiva e inspecione a máquina regularmente.
Gostou? Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!
GIROTTI
Há mais de 20 anos, a GIROTTI atua na venda, reparo e remanufatura de componentes e sistemas de injeção eletrônica diesel de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outras. Com clientes satisfeitos no Brasil todo, a empresa é especialista nos sistemas HEUI e Common Rail. Por isso, se o assunto é injeção eletrônica de máquina pesada, fale imediatamente com a GIROTTI.
Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: unidades injetoras, injetores, ECM, bombas injetoras, bombas de atuação, bombas de alta pressão etc.