Confira 6 dicas fundamentais para reduzir os custos de operação e ao mesmo tempo extrair o máximo em desempenho da sua escavadeira.
Ficando atento a certos detalhes na manutenção e operação da sua escavadeira, você não só reduz a necessidade de manutenção corretiva, mas também aumenta consideravelmente sua vida útil e desempenho. Confira:
CAÇAMBA
Verifique regularmente o desgaste dos terminais, pistões, pinos e buchas da caçamba. Além disso, fique de olho no estado de conservação dos dentes. Por fim, veja se os dentes estão fixados de acordo com o padrão adequado ao serviço a ser realizado.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Em geral, as escavadeiras trabalham em terrenos com muita poeira e detritos. Por isso, para não ter problemas com a temperatura do motor, é essencial ficar atento à limpeza do sistema de arrefecimento.
MATERIAL RODANTE
Em caso de máquinas de esteira, o material rodante também deve ser tratado com atenção: mantenha-o limpo, verifique o desgaste e veja se a tensão da esteira está adequada.
LEIA MAIS: Máquinas Pesadas – 6 dicas para aumentar a vida útil do material rodante
COMBUSTÍVEL
A contaminação do óleo diesel pode danificar seriamente o sistema de injeção, prejudicando consideravelmente o desempenho da sua máquina. Por isso, para evitar prejuízos, abasteça sempre em locais de confiança. Veja neste post 5 cuidados que você deve ter com a injeção eletrônica da sua máquina.
LEIA MAIS: Tudo sobre a injeção eletrônica diesel da sua máquina
MODOS DE OPERAÇÃO
A maioria das escavadeiras oferecem vários modos de operação, que devem ser usados de acordo com o tipo de trabalho. Conhecer e aproveitar adequadamente cada um desses modos é essencial para aumentar o desempenho e a eficiência da sua máquina.
OPERAÇÃO
Erros de operação podem causar sérios danos na sua escavadeira. Entre os erros mais comuns e que devem ser evitados estão:
Se deslocar e escavar com a roda motriz voltada para a frente
As escavadeiras devem se deslocar e escavar sempre com a roda motriz NA TRASEIRA. Dessa forma, a maior concentração de peso nessa parte do equipamento ajuda a melhorar a estabilidade da máquina. Com a roda guia à frente, os impactos frontais são melhor absorvidos, reduzindo desgastes excessivos nos componentes.
Nivelar o solo utilizando a força de giro e o fundo da caçamba
Ao fechar excessivamente a caçamba para nivelar o solo, a haste do cilindro fica totalmente exposta a pedras ou materiais mais duros, podendo sofrer danos. Além disso, dessa forma é a parte mais frágil da caçamba quem fica em contato direto com o solo. Tudo isso pode provocar danos e desgastes excessivos ao equipamento, como na coroa e no pinhão de giro.
Realize o nivelamento sempre alinhado com a máquina, nunca lateralmente, girando a torre.
A Girotti cuida da sua escavadeira. Somos especialistas em sistemas de injeção diesel em máquinas da linha amarela.
Solicite um orçamento agora mesmo. Atendemos todo o Brasil!