Empresa quer desenvolver máquinas pesadas para minerar a Lua

Empresa quer desenvolver máquinas pesadas para minerar a Lua

A ideia é desenvolver maquinário com tecnologia que permita minerar a lua. No entanto, há muitas questões para superar antes de tornar isso viável.

A ideia de minerar a lua parece algo distante… e de fato é… Afinal, especialmente por questões logísticas essa atividade ainda não é nada viável. Com toda a certeza, os custos de trazer grandes quantidades de material da lua para a terra são totalmente impeditivos. Ainda assim, se na parte logística a coisa complica, no que se refere a tecnologia das máquinas, isso é diferente. Nesse sentido, empresas do ramo já traçam planos para adaptar suas máquinas mineradoras autônomas para que elas sejam capazes de extrair minérios de locais como a Lua.

PARCERIA

A Nasa procura sempre estabelecer parcerias com empresas que se destacam pela busca incansável de novas tecnologias. Nesse sentido, já se associou com a fabricante de máquinas entre 2004 e 2013 em projetos de construção e robótica. Conforme explica a porta-voz da Nasa Clare Kelly, existe muitas coisas em comum entre o que a Nasa precisa e as tecnologias usadas todos os dias aqui na Terra.

A ideia é aproveitar todo o know-how da empresa no desenvolvimento de máquinas de mineração autônomas e de controle remoto para o uso no espaço. Já está claro que existe uma quantidade importante de recursos não só na Lua mas também em outros planetas e até asteroides. Desse modo, é importante começar a se adaptar para novas realidades que temos pela frente.

SONHO ANTIGO

Realizar expedições de mineração no espaço é um sonho antigo da Nasa. Afinal, para que haja de fato uma colonização do espaço, a mineração em busca de água, oxigênio e outros materiais sem dúvida é um ponto crítico.

No caso específico da Lua, por exemplo, imagina-se que a Nasa tenha interesse em extrair uma forma rara de hélio, chamada hélio-3. Este material é importante pois pode ser usado como fonte de combustível. Desse modo, sua extração seria fundamental para transformar a Lua em um ponto de abastecimento para a exploração de outros planetas, como Marte por exemplo.

DESAFIO

Como dissemos anteriormente, o maior problema nesses planos é a logística. É totalmente inviável trazer uma grande quantidade de material extraído no espaço para a terra. Além disso, extrair, processar e refinar as extrações também seriam um complicador a mais. Por isso, a extração de tais recursos só são viáveis se eles forem utilizados no próprio local. Talvez esta seja a razão pela qual o assunto ainda não tenha ganhado mais destaque. Porém, já existem equipamentos com tecnologia suficientes sendo usados na terra, que aperfeiçoadas, poderiam realizar serviços na lua e em diversos pontos do nosso sistema solar.

Conheça também nossa página no Facebook e perfil no Instagram!

GOSTOU? Leia mais notícias sobre máquinas pesadas CLICANDO AQUI. Ahh, e não se esqueça de compartilhar este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *