Bombas injetoras para motores diesel

As bombas injetoras são utilizadas em motores estacionários, automóveis e máquinas de pequeno porte. Mas, o que são? Como funcionam? Descubra neste artigo…

As bombas injetoras fazem parte de um sub-sistema de injeção diesel desenvolvido pela Bosch que foi utilizado inicialmente em motores estacionários, grupos geradores e navios e posteriormente em automóveis, caminhões e em algumas máquinas da linha amarela. As bombas injetoras se dividem em dois tipos principais: bombas injetoras rotativas e bombas injetoras em linha.

Aqui na GIROTTI trabalhamos com bombas injetoras rotativas novas e reman na base de troca. Entre as bombas disponíveis, por exemplo, temos a do motor 3054, utilizada nas retroescavadeiras 416, 416E, 416F etc.

Enfim… Para saber o que é uma bomba injetora, como ela funciona, etc continue lendo e confira….

O QUE É UMA BOMBA INJETORA?

Na área de injeção diesel muitas vezes o termo bomba injetora acaba sendo usado para se referir a qualquer tipo de bomba responsável pelo processo de injeção. No entanto, isso é um equívoco, uma vez que o termo faz referência a um tipo específico de bomba mecânica, bem diferente das bombas de atuação (HEUI) e de alta pressão (Common Rail), por exemplo. Inclusive, já falei sobre a diferença entre os tipos de bomba neste outro artigo.

Em suma, o termo bomba injetora refere-se a um sistema de bombeamento mecânico que tem como objetivo alimentar regularmente os cilindros no momento mais oportuno e com a quantidade correta de combustível.

Assim sendo, trata-se de um sistema de injeção direta que tem como função fornecer alta pressão aos bicos injetores mecanicamente, visando assim superar a contrapressão do ar comprimido presente no interior do cilindro. De fato, o sistema é composto por êmbolos que se movimentam permitindo a entrada de combustível na bomba e por molas capazes de pressionar as válvulas fechadas que liberam a passagem do óleo retido no bico injetor. Por fim, o diesel entra na câmara de combustão, reagindo com o oxigênio comprimido.

O correto funcionamento da bomba injetora é fundamental nos motores a diesel mecânicos. Afinal, como falei, ela é responsável por dosar, pressurizar e enviar o óleo diesel ao cilindro do motor. Nesse sentido, uma bomba injetora com problemas gerará maior consumo de combustível, perdas de desempenho e até mesmo paradas no motor.

Os principais tipos de bombas injetoras são:

  • Bombas injetoras em linha;
  • Bombas injetoras rotativas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Sem dúvida, a maior vantagem da bomba injetora, seja em linha ou rotativa é o baixo consumo. Além disso, ela proporciona um arranque quase instantâneo.

Entre as desvantagens está o fato das bombas injetoras oferecerem menor rendimento. Da mesma forma, quando necessário, elas precisam ser reguladas por um profissional experiente e dotado dos equipamentos adequados. Além disso, resultam em maior ruído e são mais poluentes que o sistema Common Rail, por exemplo.

BOMBAS ROTATIVAS E BOMBAS EM LINHA

A maior diferença entre os dois tipos de bombas injetoras é que as bombas rotativas possuem capacidade volumétrica de injeção menor que as bombas em linha, porém, em contrapartida, possibilitam uma injeção mais rápida.

BOMBAS EM LINHA
Bombas Injetoras em linha

A principal característica das bombas injetoras em linha é que ela possui tantos elementos quanto o número de cilindros do motor. Assim sendo, seu nome vem do fato de esses elementos serem dispostos em linha reta, um ao lado do outro.

Nas bombas em linha, cada elemento é constituído basicamente por um cilindro que possui duas janelas na parte superior, sendo uma para entrada e outra para a saída do combustível. É nesse cilindro que o êmbolo se desloca, sendo acionado através de um veio de excêntricos. O êmbolo é constituído por uma ranhura vertical na parte superior que vai até um anel onde existe um corte em espiral. A rotação desse corte permite abrir ou fechar a janela de saída de combustível do cilindro no momento adequado, regulando assim a quantidade de diesel a ser injetado.

Em suma, quando o êmbolo se desloca abrindo as janelas de entrada do combustível, o cilindro enche (fase de admissão), depois que as janelas são fechadas, o diesel é comprimido e injetado na câmara de combustão (fase de injeção). Por fim, vale mencionar que o movimento do êmbolo para o ponto superior (que fecha as janelas do cilindro) resulta da pressão dos excêntricos do veio da bomba e, para o ponto inferior (que as abre), da distensão das molas.

BOMBAS ROTATIVAS

A bomba rotativa tem esse nome devido às saídas que levam o diesel em alta pressão até os injetores serem dispostas em círculo. Elas são utilizadas principalmente nos motores onde há a necessidade de uma elevada frequência de injeções de baixo volume. Desse modo, as bombas rotativas em geral são usadas em motores com entre 3 e 6 cilindros.

Uma característica muito importante da bomba rotativa é que ela funciona imersa no óleo combustível. Desse modo, é lubrificada pelo próprio diesel, não necessitando de outros tipos de sistemas de lubrificação.

Em resumo, a bomba rotativa funciona através de êmbolos que se movimentam de forma alternada fornecendo dessa forma o combustível para cada um dos injetores. Esses êmbolos estão localizados no interior de uma cabeça hidráulica que, em conjunto com o rotor, exerce a função de distribuidor da bomba. Já o funcionamento dos êmbolos é determinado por excêntricos localizados no alojamento do corpo onde se movimenta o rotor. Desse modo, quando o rotor se movimenta os êmbolos opostos são acionados, enviando o combustível sob alta pressão para os canais que fazem parte do distribuidor. Esses canais, por sua vez, coincidem de forma intercalada com os orifícios existentes na cabeça hidráulica, alimentando assim cada um dos injetores.

Em relação às bomba em linha, suas principais vantagens são:

  • Pouca necessidade de manutenção, uma vez que a lubrificação é feita pelo próprio óleo diesel;
  • Ausência de rolamentos e molas sujeitas a grandes tensões;
  • Pequeno número de peças em movimento;
  • Possibilidade de montagem em qualquer posição.

Por fim, apesar de ser sim uma vantagem, o fato de elas serem lubrificadas pelo próprio óleo diesel pode também se tornar um grande inconveniente. Afinal, dessa forma, as bombas se tornam bastante sensíveis às impurezas e água presentes no combustível. Sendo assim, é preciso redobrar a atenção com a qualidade do diesel na hora de abastecer.

RESUMO

Para concluir, separei algumas perguntas frequentes sobre o tema bem como suas respostas de forma resumida, confira:

  1. O que é uma bomba injetora?

    A bomba injetora é um sistema de injeção direta que tem como função fornecer alta pressão aos bicos injetores mecanicamente.

  2. Como a bomba injetora funciona?

    Basicamente, a bomba injetora funciona a partir de êmbolos que se movimentam permitindo a entrada de combustível na bomba e por molas capazes de pressionar as válvulas fechadas que liberam a passagem do óleo retido no bico injetor.

  3. O que é bomba injetora rotativa?

    As bombas injetoras rotativas são um tipo de bomba injetora com funcionamento mais rápido e dimensões inferiores às bombas de injeção em linha. Têm esse nome devido às saídas que levam o diesel em alta pressão até os injetores serem dispostas em círculo. Normalmente, são utilizadas em motores Diesel de baixa potência. No caso das máquinas da linha amarela, equipa principalmente retroescavadeiras, como as modelos 416, 416E, 416F, 416F2, 420D, 422E, 422F, 422F2, 426F2, 428, 428E, 428F, 428F2, 432D, 432E, 434, 434E, 434F, 434F2, 442E.

  4. Como a bomba injetora rotativa funciona?

    Na bomba injetora rotativa, a distribuição do combustível é feita através de êmbolos que levam o diesel para os injetores através de movimento alternados. Conforme dito anteriormente, ela funciona imersa e lubrificada pelo próprio combustível que segue para os injetores. Ou seja, não há a necessidade de sistemas de lubrificação adicional.

  5. O que é uma bomba injetora em linha?

    As bombas injetoras em linha se caracterizam por possuírem tantos elementos quanto o número de cilindros do motor. Sendo assim, seu nome vem do fato desses elementos serem dispostos em linha reta, um ao lado do outro.

GIROTTI

A GIROTTI é especialista em sistemas de injeção diesel para máquina da linha amarela (escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras etc). Nesse sentido, além das bombas injetoras, remanufatura e comercializa também unidades injetoras, injetores, bombas de alta pressão, bombas de atuação e também ECM’s.

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