Bomba injetora, bomba de alta pressão e bomba de atuação. Você sabe qual é a diferença?

Bomba injetora, bomba de alta pressão e bomba de atuação. Descubra neste artigo quais são as diferenças entre elas.

Quando falamos de injeção eletrônica diesel, alguns termos técnicos podem confundir um pouquinho. Por exemplo, você já confundiu o termo bomba injetora com bomba de alta? E bomba de alta pressão com bomba de atuação? As vezes você até sabe a diferença, mas na hora de falar (na correria ou por costume) acaba se enrolando, é normal…

Da mesma forma, é bem comum confundir os termos injetor, unidade injetora e bico injetor. No entanto, existem diferenças e acredito que um bom profissional da área deva conhecê-las para utilizar sempre o termo correto no dia a dia. Por isso, neste artigo explico resumidamente essas diferenças para você não esquecer mais! Confira:

BOMBA INJETORA

Bomba Injetora e Bicos Injetores

Apesar do termo bomba injetora muitas vezes ser usado para se referir a qualquer tipo de bomba, isso está incorreto. Na verdade, as bombas injetoras são àquelas usada em sistemas mais antigos, onde ela bombeia mecanicamente o combustível até o bico. Sendo assim, ela trabalha em conjunto com o bico injetor. Clique aqui para saber mais sobre seu funcionamento.

BOMBA DE ATUAÇÃO

Bomba de Atuação e Unidades Injetoras

A bomba de atuação é àquela presente no sistema HEUI (Unidade injetora eletrônica hidráulica). Trata-se de uma bomba hidráulica de vazão variável que trabalha a partir do fluido lubrificante do motor. Em síntese, é usada em conjunto com a unidade injetora que, por sua vez, trabalha com dois fluidos (lubrificante e combustível). Por fim, todo esse sistema é controlado pelo módulo eletrônico do motor (ECM).

BOMBA DE ALTA PRESSÃO

Bomba de Alta Pressão e Injetores

A bomba de alta pressão é àquela usada no sistema Common Rail (Tubo Comum). Essa bomba trabalha a partir da elevação da pressão do próprio combustível — em alguns casos até a 2.100 BAR (30.000 PSI) — de tal forma que leva o diesel aos injetores através do TUBO RAIL. Nesse caso, todo o sistema também é controlado pelo módulo eletrônico do motor (ECM).

PARA NÃO ESQUECER!

Em resumo é assim:

  • Bomba injetora = sistemas antigos = funciona mecanicamente = associada ao bico injetor
  • Bombas de atuação = Sistema HEUI = funciona a partir do óleo do motor = associada a unidade injetora
  • Bombas de alta pressão = Sistema Common Rail = funciona a partir da pressão do combustível = associada ao injetor

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