A unidade injetora EUI é a responsável por injetar o combustível no sistema de injeção eletrônica EUI (Electronic Unit Injector). Neste artigo, explico como ela funciona e suas principais diferenças em relação aos outros sistemas.
Olá, sou o engenheiro Matheus Souza, diretor da Girotti Componentes e Sistemas de Injeção Diesel. Sou apaixonado por máquinas pesadas e há mais de 25 anos trabalho nessa área. Neste artigo, falo um pouco sobre a unidade injetora utilizada no sistema EUI. Confira!
O sistema de injeção EUI foi desenvolvido pela Delphi em 1990. Sendo assim, ele é o mais antigo se comparado ao HEUI e ao Common Rail.
De fato, o EUI foi um dos primeiros sistemas de injeção eletrônica desenvolvidos para motores diesel de grande porte.
O EUI é aplicado, por exemplo, nos motores C11, C13, C15, C18 e C27. Ou seja, em máquinas pesadas como a motoniveladora 16M; pás carregadeiras 972H, 824K e 986H; escavadeiras 345C e 349D; scrapers 621H e 657G; caminhões articulados 730C e 740B; entre outras máquinas.
Sem dúvida, o principal componente do EUI é a unidade injetora. Afinal, como verá a seguir, ela é a responsável por grande parte do trabalho nesse tipo de sistema de injeção.
O SISTEMA EUI
Assim como o HEUI, o sistema EUI funciona a partir de unidades injetoras que atuam individualmente.
No entanto, ao contrário do HEUI, a unidade injetora EUI não necessita de uma bomba de atuação para ativar a injeção. De fato, a unidade EUI integra a função da bomba aos injetores. Ou seja, cada unidade possui uma espécie de “bomba de alta pressão” integrada com o objetivo de controlar a injeção do combustível.
Em resumo, o sistema EUI é composto pelos seguintes componentes:
- Unidades injetora;
- Circuito de alimentação de combustível das unidades injetoras;
- ECM (Módulo de Controle Eletrônico) ;
- Sensores.
Todos eles atuam em conjunto na fase de ativação da injeção.
CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE INJETORA EUI
A maior característica da unidade injetora EUI é o fato dela integrar a função da bomba de alta pressão e do injetor numa só unidade compacta. Ou seja, o sistema EUI não precisa de uma bomba de atuação ou de alta pressão separada para pressurizar o óleo ou o combustível.
Da mesma forma, cada unidade fica instalada no cabeçote, onde injeta o combustível direto no cilindro. Desse modo, não é necessário qualquer tipo de tubo conectando os injetores entre si, como acontece no caso do sistema Common Rail.
De modo geral, a unidade injetora EUI é composta por:
- Ressalto
- Pistão
- Corpo do injetor
- Conjunto de pulverização
- Válvula cartucho – Solenóide
- Armadura
- Mola do pistão
- Corpo da válvula
- Válvula pistão
Por fim, a unidade injetora é capaz de produzir pressões de injeção entre 10.000 PSI e 22.000 PSI.
COMO FUNCIONA
As unidades injetoras EUI funcionam conforme os sinais enviados pelo ECM.
O ECM, por sua vez, trabalha a partir de dados coletados pelos sensores. Conforme recebe e analisa esses dados, o ECM envia pulsos para o solenoide da unidade. Ao fazer isso, determina o momento exato em que o combustível precisará ser injetado. Da mesma forma, determina também o volume e a pressão necessária.
Por exemplo, ao pisar no acelerador, o sensor informa para o ECM a necessidade de alterar a velocidade. Assim sendo, se a velocidade é menor que a necessária, o ECM aumenta a corrente enviada para o solenoide. A partir daí, o solenoide age na unidade para aumentar a quantidade de combustível a ser injetada.
A unidade injetora EUI conta com um pistão e uma válvula eletromagnética controlada pelo solenoide. Essa válvula é quem controla os movimentos do pistão. Normalmente, ela se mantém aberta. Afinal, desse modo permite que o combustível retorne à linha de abastecimento quando o pistão da bomba descer. Já quando o solenoide é energizado, a válvula fecha. Dessa forma, o combustível é forçado através do bico de pulverização para dentro do cilindro. Todo esse movimento acontece conforme as necessidades do motor. O trabalho dos sensores e do ECM é quem informa tais necessidades. Já os pulsos elétricos recebidos pelo solenoide são os responsáveis por controlar a válvula.
DIFERENÇAS PARA O COMMON RAIL
Em relação ao sistema Common Rail, a principal diferença é que no EUI cada unidade é praticamente um sistema de injeção avulso. Ou seja, existe uma unidade injetora (trabalhando individualmente) para cada cilindro. Essa unidade realiza todo o trabalho, seguindo as ordens do módulo de controle eletrônico (ECM). Enquanto isso, no EUI a função da bomba de alta pressão é exercida pela própria unidade.
DIFERENÇAS PARA O HEUI
Já em relação ao HEUI, a diferença está justamente nas unidades. Conforme mencionei, elas integram uma bomba de alta pressão e um injetor numa só unidade. Enquanto isso, o HEUI precisa uma bomba de atuação. No caso do HEUI, essa bomba pressuriza o óleo utilizado na ativação da injeção.
Em suma, a injeção no HEUI é ativada de forma hidráulica, enquanto no EUI, ela é ativada através da válvula eletromagnética.
UNIDADE INJETORA EUI É NA GIROTTI
A GIROTTI comercializa e repara unidades injetoras EUI para máquinas equipadas com os motores C11, C13, C15, C18 e C27. As unidades injetora GIROTTI são remanufaturadas a partir do exclusivo Método GIROTTI. Desse modo, a qualidade é 100% garantida.
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