Unidade injetora EUI – O que é e como funciona

A unidade injetora EUI é a responsável por injetar o combustível no sistema de injeção eletrônica EUI (Electronic Unit Injector). Neste artigo, explico como ela funciona e suas principais diferenças em relação aos outros sistemas.

Engenheiro Matheus Souza - Girotti Injeção Diesel

Olá, sou o engenheiro Matheus Souza, diretor da Girotti Componentes e Sistemas de Injeção Diesel. Sou apaixonado por máquinas pesadas e há mais de 25 anos trabalho nessa área. Neste artigo, falo um pouco sobre a unidade injetora utilizada no sistema EUI. Confira!

O sistema de injeção EUI foi desenvolvido pela Delphi em 1990. Sendo assim, ele é o mais antigo se comparado ao HEUI e ao Common Rail.

De fato, o EUI foi um dos primeiros sistemas de injeção eletrônica desenvolvidos para motores diesel de grande porte.

O EUI é aplicado, por exemplo, nos motores C11, C13, C15, C18 e C27. Ou seja, em máquinas pesadas como a motoniveladora 16M; pás carregadeiras 972H, 824K e 986H; escavadeiras 345C e 349D; scrapers 621H e 657G; caminhões articulados 730C e 740B; entre outras máquinas.

Sem dúvida, o principal componente do EUI é a unidade injetora. Afinal, como verá a seguir, ela é a responsável por grande parte do trabalho nesse tipo de sistema de injeção.

O SISTEMA EUI

Assim como o HEUI, o sistema EUI funciona a partir de unidades injetoras que atuam individualmente.

No entanto, ao contrário do HEUI, a unidade injetora EUI não necessita de uma bomba de atuação para ativar a injeção. De fato, a unidade EUI integra a função da bomba aos injetores. Ou seja, cada unidade possui uma espécie de “bomba de alta pressão” integrada com o objetivo de controlar a injeção do combustível.

Em resumo, o sistema EUI é composto pelos seguintes componentes:

  • Unidades injetora;
  • Circuito de alimentação de combustível das unidades injetoras;
  • ECM (Módulo de Controle Eletrônico) ;
  • Sensores.

Todos eles atuam em conjunto na fase de ativação da injeção.

CARACTERÍSTICAS DA UNIDADE INJETORA EUI

A maior característica da unidade injetora EUI é o fato dela integrar a função da bomba de alta pressão e do injetor numa só unidade compacta. Ou seja, o sistema EUI não precisa de uma bomba de atuação ou de alta pressão separada para pressurizar o óleo ou o combustível.

Da mesma forma, cada unidade fica instalada no cabeçote, onde injeta o combustível direto no cilindro. Desse modo, não é necessário qualquer tipo de tubo conectando os injetores entre si, como acontece no caso do sistema Common Rail.

De modo geral, a unidade injetora EUI é composta por:

  • Ressalto
  • Pistão
  • Corpo do injetor
  • Conjunto de pulverização
  • Válvula cartucho – Solenóide
  • Armadura
  • Mola do pistão
  • Corpo da válvula
  • Válvula pistão

Por fim, a unidade injetora é capaz de produzir pressões de injeção entre 10.000 PSI e 22.000 PSI.

COMO FUNCIONA

As unidades injetoras EUI funcionam conforme os sinais enviados pelo ECM.

O ECM, por sua vez, trabalha a partir de dados coletados pelos sensores. Conforme recebe e analisa esses dados, o ECM envia pulsos para o solenoide da unidade. Ao fazer isso, determina o momento exato em que o combustível precisará ser injetado. Da mesma forma, determina também o volume e a pressão necessária.

Por exemplo, ao pisar no acelerador, o sensor informa para o ECM a necessidade de alterar a velocidade. Assim sendo, se a velocidade é menor que a necessária, o ECM aumenta a corrente enviada para o solenoide. A partir daí, o solenoide age na unidade para aumentar a quantidade de combustível a ser injetada.

A unidade injetora EUI conta com um pistão e uma válvula eletromagnética controlada pelo solenoide. Essa válvula é quem controla os movimentos do pistão. Normalmente, ela se mantém aberta. Afinal, desse modo permite que o combustível retorne à linha de abastecimento quando o pistão da bomba descer. Já quando o solenoide é energizado, a válvula fecha. Dessa forma, o combustível é forçado através do bico de pulverização para dentro do cilindro. Todo esse movimento acontece conforme as necessidades do motor. O trabalho dos sensores e do ECM é quem informa tais necessidades. Já os pulsos elétricos recebidos pelo solenoide são os responsáveis por controlar a válvula.

DIFERENÇAS PARA O COMMON RAIL

Em relação ao sistema Common Rail, a principal diferença é que no EUI cada unidade é praticamente um sistema de injeção avulso. Ou seja, existe uma unidade injetora (trabalhando individualmente) para cada cilindro. Essa unidade realiza todo o trabalho, seguindo as ordens do módulo de controle eletrônico (ECM). Enquanto isso, no EUI a função da bomba de alta pressão é exercida pela própria unidade.

DIFERENÇAS PARA O HEUI

Já em relação ao HEUI, a diferença está justamente nas unidades. Conforme mencionei, elas integram uma bomba de alta pressão e um injetor numa só unidade. Enquanto isso, o HEUI precisa uma bomba de atuação. No caso do HEUI, essa bomba pressuriza o óleo utilizado na ativação da injeção.

Em suma, a injeção no HEUI é ativada de forma hidráulica, enquanto no EUI, ela é ativada através da válvula eletromagnética.

UNIDADE INJETORA EUI É NA GIROTTI

A GIROTTI comercializa e repara unidades injetoras EUI para máquinas equipadas com os motores C11, C13, C15, C18 e C27. As unidades injetora GIROTTI são remanufaturadas a partir do exclusivo Método GIROTTI. Desse modo, a qualidade é 100% garantida.

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