Você sabe quais são as principais diferenças entre os sistemas de injeção diesel EUI, HEUI e Common Rail? Neste artigo eu explico tudo para você.

Aqui neste blog costumo falar bastante sobre os sistemas de injeção eletrônica HEUI, EUI e Common Rail. Inclusive já escrevi artigos contando em detalhes o funcionamento de cada um deles (links abaixo).
Mas, afinal, quais as diferenças entre eles? Fique comigo, que neste artigo esclareço tudo para você.
SISTEMA HEUI
A melhor definição para o sistema de injeção HEUI é que ele é controlado eletronicamente (pelo ECM) e ativado hidraulicamente. Desse modo, ele funciona a partir de uma bomba hidráulica (bomba de atuação), responsável por elevar a pressão do óleo. Por sua vez, o óleo tem como função ativar as unidades injetoras.
Sendo assim, a principal característica do sistema HEUI é que nele a pressão de injeção é gerada de forma hidráulica, através do óleo do motor.
LEIA MAIS SOBRE O SISTEMA HEUI
COMMON RAIL
No sistema Common Rail, a geração de pressão ocorre através da bomba de alta pressão. Ela comprime o combustível e, em seguida, envia-o até o tubo rail. O tubo rail está ligado a todos os injetores e atua como um acumulador de alta pressão. Desse modo, esse “tubo comum” (common rail) distribui o combustível igualmente com a mesma pressão de injeção para todos os injetores. Por fim, a quantidade de combustível, a pressão adequada e o momento certo de injetar o diesel são definidos pelo ECM.
Em suma, podemos afirmar que no Common Rail, a pressão de injeção é determinada pela pressão do combustível gerado na bomba de alta pressão.
LEIA MAIS SOBRE O SISTEMA COMMON RAIL
SISTEMA EUI
O sistema EUI foi desenvolvido pela Delphi em 1990 para ser utilizado em motores a diesel de grande porte. Sendo assim, é o mais antigo dos 3.
Assim como o HEUI, o EUI funciona a partir de unidades injetoras que atuam individualmente. Essas unidades ficam instaladas direto no cabeçote do motor e realizam a injeção de combustível diretamente em cada cilindro.
A grande diferença do sistema EUI em relação ao HEUI e ao Common Rail é que ele integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta.
Desse modo, não é necessária nenhum outro tipo de bomba a parte para ativar a injeção. De fato, no sistema EUI existe apenas a bomba de transferência de combustível, responsável por sugar o diesel do tanque.
Por fim, outra peculiaridade é que no EUI a injeção é ativada por meio de uma válvula eletromagnética controlada pelo ECM.
Desse modo, podemos concluir que, além da bomba integrada à unidade, a maior diferença do sistema EUI para os outros citados neste artigo é que nele a pressão de injeção é controlada eletromagneticamente.
RESUMO
Quais as diferença entre HEUI, EUI e Common Rail?
Resumidamente, podemos afirmar que as principais diferença estão no sistema de ativação da injeção. Já que, no sistema HEUI a injeção é ativada hidraulicamente, enquanto no EUI é ativada eletromagneticamente e, por fim, no Common Rail é ativada pelo combustível em alta pressão. Por conta disso, o funcionamento de cada sistema é bastante diferente. Da mesma forma, alguns componentes se diferenciam consideravelmente, como a bomba de atuação (do HEUI), a bomba de alta pressão (do Common Rail) e a junção entre unidade e bomba (do EUI).
GIROTTI
Há mais de 20 anos, a GIROTTI atua na venda, reparo e remanufatura de componentes e sistemas de injeção eletrônica diesel de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outras. Dessa forma, a empresa é especialista nos sistemas HEUI, EUI e Common Rail. Por isso, se o assunto é injeção eletrônica de máquina pesada, fale com a GIROTTI. Peça referências e confirme a qualidade.
Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: unidades injetoras, injetores, ECM, bombas injetoras, bombas de atuação, bombas de alta pressão, bombas de transferência etc.
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