Bomba de transferência de combustível – Sistema HEUI

A bomba de transferência de combustível é um dos principais componentes no sistema de injeção eletrônica HEUI. Neste artigo, o engenheiro Matheus Souza fala um pouco sobre o tema.

A importância da bomba injetora em um sistema de injeção HEUI
Engenheiro Matheus Souza - Girotti Injeção Diesel

Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza — diretor da Girotti Injeção Diesel, empresa com mais de 20 anos de experiência no reparo de unidades injetoras e bombas de atuação HEUI. Neste artigo falarei um pouco sobre o funcionamento da bomba de transferência. 

A bomba de transferência de combustível é um componente essencial no funcionamento do sistema de injeção eletrônica HEUI. Instalada na parte posterior da bomba de atuação, ela tem como função atuar no sistema de combustível a baixa pressão.

SISTEMA HEUI

O HEUI é o sistema de injeção eletrônica diesel usado em escavadeiras, motoniveladoras, carregadeiras e tratores de esteira que utilizam, por exemplo, os motores C9, C7 e 3126b. Há algum tempo, já contei a história e expliquei o funcionamento do sistema HEIU como um todo, clique aqui para ler.

Agora, falarei mais especificamente sobre o funcionamento da bomba de transferência de combustível e do seu papel primordial em fornecer o combustível para as unidades injetoras.

BOMBA DE TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEL

De fato, a bomba de transferência é a única peça da bomba hidráulica da unidade injetora (bomba de atuação) passível de manutenção.

Basicamente, sua função é sugar combustível do tanque. Além disso, pressuriza esse combustível a até aproximadamente 450 kPa (65 lb/pol²), fornecendo-o em seguida aos injetores.

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL A BAIXA PRESSÃO

Conforme falei acima, a bomba de transferência participa do sistema de combustível a baixa pressão fornecendo o combustível para combustão aos injetores. Da mesma forma, fornece o fluxo de combustível necessário para remover o ar do sistema. Em suma, o sistema de combustível a baixa pressão consiste em cinco componentes básico:

  • Tanque de combustível;
  • Filtro primário do combustível/separador de água;
  • Filtro de combustível secundário de 2 mícrons;
  • Bomba de transferência de combustível;
  • Regulador de pressão do combustível.
Sistema de combustível a baixa pressão

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL A BAIXA PRESSÃO

  1. SUCÇÃO

    O combustível é sugado do tanque de combustível pela bomba de transferência.

  2. FILTRO PRIMÁRIO

    Em seguida, flui através do filtro de combustível primário que é responsável por separar a água, além de remover grandes quantidades de detritos do combustível.

  3. BOMBA DE TRANSFERÊNCIA

    O combustível flui do filtro primário para a admissão da bomba de transferência. Em seguida, o combustível flui pela bomba até o orifício de saída.

  4. FILTRO SECUNDÁRIO

    Já pressurizado, o combustível flui para o filtro secundário de dois mícrons, responsável por remover contaminantes abrasivos menores.

  5. CABEÇOTE DO CILINDRO

    O combustível flui do filtro de combustível secundário para a passagem de suprimento de combustível no cabeçote do cilindro. Essa passagem é um furo que começa na parte frontal do cabeçote e se conecta aos furos responsáveis por fornecer o combustível às unidades injetoras.

  6. REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

    O excesso de combustível sai do cabeçote e flui para o regulador de pressão do combustível. O regulador é composto por um orifício e uma válvula de retenção com carga de mola. O orifício é uma restrição do fluxo, que pressuriza o combustível de fornecimento. A válvula de retenção que é carga de mola abre a 35 kPa (5 lb/pol²) para permitir que o combustível que flui pelo orifício retorne para o tanque.

DIFERENÇAS ENTRE BOMBA DE TRANSFERÊNCIA E BOMBA HIDRÁULICA DA UNIDADE INJETORA

Bomba Hidráulica da Unidade Injetora - Bomba de Atuação - ABomba de transferência de combustível

Embora trabalhem em conjunto, a função da bomba de transferência é totalmente diferente da bomba hidráulica da unidade injetora. Afinal, enquanto a bomba hidráulica (1) atua no sistema de ativação da injeção, a bomba de transferência (2), conforme mencionei acima, atua no fornecimento do combustível. Leia mais sobre as diferenças aqui.

GIROTTI

Há mais de 20 anos, a GIROTTI atua na venda, reparo e remanufatura de componentes e sistemas de injeção eletrônica diesel de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outras. Dessa forma, com clientes satisfeitos no Brasil todo, a empresa é especialista nos sistemas HEUI e Common Rail. Por isso, se o assunto é injeção eletrônica de máquina pesada, fale imediatamente com a GIROTTI.

Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: unidades injetorasinjetoresECM, bombas injetoras, bombas de atuaçãobombas de alta pressão, bombas de transferência etc.

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