Bomba de alta – Como funciona

Neste artigo, o engenheiro Matheus Souza explica como funciona a bomba de alta pressão, um dos principais componentes do sistema Common Rail.

Engenheiro Matheus Souza

Olá, eu sou o engenheiro Matheus Souza — diretor da Girotti Injeção Diesel — e neste artigo vou falar um pouco sobre como funciona a bomba de alta pressão.

A bomba de alta pressão é um item essencial para o funcionamento do sistema de injeção Common Rail. Afinal, ela é responsável por gerar a pressão do combustível que alimenta o tubo rail e os injetores.

De fato, no universo da injeção diesel, o nome “bomba de alta pressão” se refere especificamente às bombas Common Rail. Conforme expliquei neste outro artigo, ela tem um funcionamento bastante diferente das bombas injetoras (usadas em sistemas mais antigos) e da bomba de atuação (usada no sistema HEUI).

ALTA PRESSÃO

O sistema de injeção eletrônica Common Rail se caracteriza por trabalhar com o combustível em alta pressão. Sendo assim, o sistema pode gerar pressões até mesmo acima de 2.100 BAR (30.000 PSI), o que oferece uma série de benefícios em relação aos sistemas a diesel tradicionais. Nesse sentido, dois componentes se destacam na geração e manutenção dessa pressão: a bomba de alta e o tubo rail.

Sem dúvida, a alta pressão é o que possibilita as diversas vantagens do Common Rail em relação aos outros sistemas. Afinal, ela aumenta a atomização do combustível, melhorando assim a ignição e a combustão dentro do motor. Caso queira saber mais sobre as vantagens e o funcionamento do sistema como um todo clique aqui.

Como funciona o sistema Common Rail

BOMBA E TUBO RAIL

Considerando essas vantagens que a alta pressão proporciona ao sistema Common Rail, com toda a certeza seus dois componente mais importantes são a bomba e o tubo rail. Afinal, o tubo rail é quem armazena e distribui o combustível em alta pressão para os injetores, já a bomba é quem gera essa pressão. Sendo assim, os dois trabalham em conjunto e são essenciais para o correto funcionamento do sistema.

BOMBA DE ALTA PRESSÃO

A maneira como o Common Rail funciona reduz a complexidade do funcionamento da bomba. Afinal, sua função consiste basicamente em comprimir o combustível na pressão estipulada pelo ECM. Porém, isso não reduz sua importância, muito menos a necessidade de estar sempre atento com a sua manutenção.

  1. QUAL É A FUNÇÃO DA BOMBA DE ALTA PRESSÃO?

    A bomba de alta pressão tem como principal função comprimir o combustível e garantir seu fornecimento contínuo ao tubo rail. O tubo rail, por sua vez, está ligado a todos os injetores e atua como um acumulador dessa alta pressão gerada na bomba. Desse modo, o tubo distribui o combustível conforme a necessidade, igualmente com a mesma pressão de injeção para todos os injetores. A quantidade de combustível, a pressão adequada e o momento certo de injetar o diesel são definidos pelo ECM.

  2. COMO FUNCIONA A BOMBA DE ALTA PRESSÃO?

    A bomba de alta pressão é o coração do sistema Common Rail. Afinal, é nela que o diesel é pressurizado podendo chegar a 2100 BAR (30.000 PSI). Apesar disso, seu funcionamento é bastante simples. Primeiramente, ela é acionada pelo motor e recebe o combustível do tanque. Em seguida, gera a pressão que é controlada de duas formas:
    1- Regulando a quantidade de combustível puxado para a bomba de alta pressão, limitando assim quantidade de pressão que pode ser gerada.
    2- Regulando a pressão gerada dentro da bomba, liberando parte da pressão nas linhas de retorno de volta ao tanque de combustível.

    Em ambos os casos, a regulação da pressão é controlada pelo Módulo de Controle Eletrônico (ECM) que envia sinais para a bomba. O ECM exerce essa função ao comparar os sinais enviados pelos sensores presentes no motor com os padrões programados no driver.

    Ao contrário dos sistemas mecânicos, as bombas de alta pressão no sistema Common Rail não precisam ser sincronizadas com o motor, pois o tempo das injeções é controlado pelo ECM de acordo com a demanda.

SISTEMA DE CONTROLE DE ALTA PRESSÃO

O Common Rail é equipado com um sistema de controle de alta pressão de circuito fechado que estabiliza a pressão do tubo rail dentro de uma margem especificada pelo ECM (de acordo com a condição de operação do motor).

Nesse sentido, além de gerar combustível em alta pressão, a bomba tem como função manter a pressão do tubo rail. Faz isso, ao fornecer o combustível em alta pressão continuamente. Por fim, essa pressão é monitorada por um sensor de pressão.

CUIDADOS COM A BOMBA DE ALTA PRESSÃO

A pressão de injeção maior ou menor que a ideal é um defeito grave e bastante comum. Essa falha é fruto principalmente de desgastes nos componentes. Esses desgastes são causados, por exemplo, pela contaminação do diesel, pela má qualidade das peças, instalação incorreta ou simplesmente pelo tempo de uso. Lembre-se que estamos falando de um sistema que trabalha com altas pressões! Daí a necessidade de realizar verificações periódicas no sistema de injeção, clique aqui e veja algumas dicas nesse sentido.

De fato, é muito importante ficar atento aos sinais que a máquina dá em caso de problemas na bomba. Afinal, caso o problema não seja identificado rapidamente, poderá comprometer outros componentes do sistema de injeção e, até mesmo, do motor. Assim sendo, caso haja falhas na bomba de alta pressão, os principais sintomas são:

  • Falhas na aceleração;
  • Cortes na rotação;
  • Motor morrendo ou perdendo potência em desacelerações;
  • Perdas de potência repentina.

Se tiver algum problema com a bomba de alta pressão, muito provavelmente será preciso substituí-la. Nesses casos, a opção reman pode ser uma ótima ideia, uma vez que é significativamente mais barata. Nesse caso, a qualidade dos componentes usados ​​durante a remanufatura é essencial para garantir o funcionamento correto da máquina e a vida útil da bomba e do sistema como um todo.

Fonte

Na Girotti você encontra a bomba de alta pressão para máquinas que utilizam os motores C4.2, C6.4, C6.6 e C7.1. Ou seja, máquinas como a pá carregadeira 924k, escavadeira 320D, motoniveladora 120 etc.

BOMBA DE ALTA PRESSÃO C6.4, C6.6 e C4.2

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Máquinas onde é aplicada: Escavadeira 320D, Escavadeira 315D, Carregadeira 938H, Carregadeira 924H, Trator de esteira D6K, Motoniveladora 120M, entre outras.

Número da peça: 317-2300 / 326-4700 / 10R7675 / 326-4740 / 10R7676 / 320-0690 / 306-9390 / 10R7673 / 306-9380 / 320-0680 / 10R7672 / 10R7938 / 321-3600 / 375-2647

BOMBA DE ALTA PRESSÃO MOTOR C7.1

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Máquinas onde é aplicada: Escavadeira 320, Pá carregadeira 924K, Motoniveladora 120, Trator de esteira D6N, Compactador de solo 815K, Skidder 525D, Compactador De Pavimentação (diversos modelos), Pavimentadora de asfalto AP-1055F, entre outras.

Número da peça: 375-2647

GIROTTI INJEÇÃO DIESEL

A GIROTTI atende clientes em todo o Brasil, destacando-se por oferecer componentes e sistemas de injeção de altíssima qualidade reman na base de troca.

De fato, além das bombas de alta pressão, a GIROTTI também disponibiliza outras peças para o sistema de injeção da sua máquina como, por exemplo, injetores e ECM’s.

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